A Anatel divulgou na Sexta-Feira, dia 9, novidades para a Telefonia Móvel. O Novo Regulamento de Numeração traz normativas para as prestadoras de SMP, contemplando a nova tecnologia 5G, que está para chegar ao Brasil. Componentes e Elementos de Rede, Interfaces e Identificação de Acessos são algumas das modernizações nas regras que preparam as prestadoras para futuras inovações tecnológicas do setor.
A principal mudança ou a que mais chama a atenção do público, é a exigência para que as Operadoras Móveis assegurem a capacidade de informar pelo celular seus usuários visitantes sobre a área em que se localiza.
Via Estação Móvel, os usuários podem ser informados se estão dentro ou fora de suas Áreas de Registro e, salvo em caso de inviabilidade técnica, em que a Área Geográfica definida pelo Código Nacional ela se encontra. Assim, será possível saber o momento e local onde o usuário está em Roaming , ou seja, quando a tarifa de serviços é mais cara.
O Brasil firmou recentemente um acordo com a União Europeia, os Estados Unidos, a Coreia do Sul, o Japão e a China.
A parceria foi firmada por representantes do Projeto 5G Brasil – composto por 18 entidades representativas, empresas e centros de pesquisa brasileiros, com participação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).