Marcos Centeno Hemann ( MHemann ) esteve na Air Bus, em Hamburgo na Alemanha, onde trabalham 12 mil funcionários, e é finalizada a montagem dos aviões A320, A321, A318 e A319, bem como A380 e A350 (novo).
O modelo mais barato custa em torno de US$ 70 milhões (A318) e o mais caro US$ 400 milhões (A380). As companhias aéreas, ao comprar, pagam 16% do valor na encomenda e o saldo antes de receber as chaves do avião.
O pessoal da empresa nos falou que se pararem de vender hoje trabalhariam ainda cerca de 10 anos para entregar tudo que já foi encomendado.
A Grupo Airbus, com sede em Toulouse, na França, é líder mundial na fabricação de aviões comerciais, líder europeu no desenvolvimento de programas espaciais e líder mundial na produção de helicópteros para uso civil.
A Airbus empregava em 2013 cerca de 59 mil pessoas em vários países por todo o mundo. As fábricas principais estão localizadas em Toulouse (França) e Hamburgo (Alemanha).
Em setembro de 1967, um acordo entre Alemanha, França e Inglaterra iniciou a produção conjunta de uma aeronave widebody, o Airbus A300. Airbus provém das palavras inglesas Air e Bus, que significa autocarro aéreo. A empresa surgiu oficialmente como Airbus Industries, em 1970, um consórcio integrado pela Aerospatiale (empresa francesa) e pela Deutsche Aerospace (empresa alemã), logo seguida pela espanhola Construcciones Aeronáuticas S.A.
Em janeiro de 2014, a Airbus passou por uma reestruturação do grupo, com a extinção da EADS e a fusão de três de suas empresas (Astrium, Cassidian e Airbus Military) em uma nova unidade, a Airbus Defence and Space. Outra divisão da EADS, a Eurocopter, passou a ser Airbus Helicopters.
A organização do grupo após a reestruturação em janeiro de 2014 passou a ser formada por três divisões:
- Airbus
- Airbus Defence and Space
- Airbus Helicopters
A fábrica é extremante limpa e organizada, são produzidos cerca de 42 A320 ( família), 2,8 A380 somente na unidade da Alemanha.
Em cada avião A320 vai mais de 200Km de fio!!!