Anatel juntamente com Operadoras de telefonia móvel (SMP) vão começar ação de bloqueio de aparelhos com alteração ou até falsificação do IMEI como é o caso dos conhecidos celulares “piratas”. A indústria brasileira, junto a Anatel e operadoras discutem o tema desde meados de 2013, para que houvessem barreiras contra a entrada de celulares e demais aparelhos com procedência desconhecida no mercado nacional.
Portanto a Agência escolheu usar como critério o número do IMEI, que é um número de identificação único do celular, e pedir para as operadoras bloquearem o número desses aparelhos.
O Engº Maurício Dambros da MHemann prevê que esta ação pode gerar bloqueio para diversos modelos de “Gateway GSM”. Pois muitos modelos que tem no mercado possuem IMEI clonado. Gateway GSM são equipamentos acoplados as centrais telefônicas para fazer uso de linhas de telefones móveis em um PABX, também denominados popularmente como “chipeira GSM”, “Channel Bank”, etc.
Quais Aparelhos Podem Ser Bloqueados?
Esse grupo de desligamento é formado por aparelhos de telefonia móvel que não tenham IMEI de fabricantes (de qualquer país de origem) com selos de garantia e identificação dos quais a Anatel reconhece e da própria Anatel.
Quando Acontecerão os Bloqueios?
A Anatel já divulgou nota deixando claro que não pretende tomar uma decisão drástica que prejudique os consumidores. Portanto realizará o envio de mensagens por SMS aos donos destes celulares informando sobre a medida de desligamento e sobre a irregularidade dos aparelhos.
O início destes avisos está previsto para o mês de setembro e serão 75 dias entre o primeiro aviso e o inicio da segunda etapa da ação, que são os desligamentos destes aparelhos. Lembrando que a data já foi prorrogada anteriormente pela agencia.
Como descubro se meu aparelho é irregular?
A consulta do IMEI é bastante simples e muito usada por usuários que costumam conferir este código ao número da nota fiscal ou da caixa do aparelho durante a compra do celular.
Digite ou Tecle *#06# o código que aparece é o seu IMEI. Se não for o mesmo código na Nota ou Caixa do aparelho, você deve entrar em contato com fornecedor ou vendedor para solicitar seu dinheiro de volta.
FONTE: CBN, Anatel, Telesintese