REGULAMENTAÇÃO DO USO DE FAIXAS PARA RADIOENLACES ANATEL
A Anatel abriu ontem, dia 09/04, uma consulta pública para a proposta de reavaliação da regulamentação do uso de faixas para radioenlaces. Em resumo, a agência pretende atualizar as documentações sobre o tema, além de reduzir o número de normativas existentes e também padronizar esta regulamentação.
Atualmente o uso de radioenlaces se encontra organizado em um “arcabouço espesso em 26 normativos diferentes”. Sendo que 9 deles são anteriores à criação da própria Anatel, além disso, metade das normas foram publicadas antes do ano 2000.
Outro dos destaques desta proposta é a possibilidade de modificação na capacidade de espectro disponível hoje para os radioenlaces, que deverá ser quase triplicada. As modificações serão necessárias devido a maior demanda surgindo com a implantação da 5G.
“A proposta prevê novas faixas entre 30 GHz e 170 GHz, estas já relacionadas com a vertente do 5G. Um acréscimo para três vezes e meia da disponibilidade atual”, explica o relator da proposta, Emmanoel Campelo.
A proposta da área técnica contempla a inclusão de novas subfaixas de radiofrequências no intervalo de 30GHz a 175GHz, totalizando aproximadamente 66 GHz ao serviço, contra os 26 GHz atualmente disponíveis para radioenlaces.
Os acréscimos propostos são feitos em alinhamento à tendência mundial. “As faixas nas quais estão, já tiveram direcionamentos em maior ou menor grau por organismos internacionais, em especial a União Internacional de Telecomunicações (UIT)”.
PRAZO PARA COLABORAÇÃO
A consulta pública ficará aberta a contribuições por um prazo de 60 dias.
Para maiores informações, você deve consultar a Anatel através do site da agência, disponível no link abaixo.
NOTÍCIA NA INTEGRA: (Clique aqui)
FONTE: Anatel | MHemann Assessoria para Provedores
NOTÍCIAS RELACIONADAS COM ESTE TEMA EM NOSSO BLOG:
https://www.engenheiromarcos.com.br/2019/03/agenda-regulatoria-anatel/
https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/12/vagas-do-comite-de-prestadoras-de-pequeno-porte/
https://www.engenheiromarcos.com.br/2019/01/anatel-divulga-numeros-da-telefonia-fixa-veja-como-o-servico-inicia-2019/