Como abrir um provedor de Internet
Para montar um provedor de internet você precisa levar em conta, basicamente esses 4 passos:
- Estudo de Mercado/ Planejamento;
- Abertura da Empresa;
- Registro na Anatel;
- Conhecimento de Área Técnica/ Treinamentos.
Mas fica tranquilo, vamos abordar cada tópico detalhadamente. Esse tema de hoje é uma das dúvidas que mais recebemos aqui na MHemann. E se engana quem pensa que essa é uma curiosidade apenas de leigos no assunto.
A QUEM INTERESSA ESTE GUIA?
Conhecer como montar um provedor de internet ou saber sobre o seu funcionamento, interessa a investidores, profissionais das áreas de tecnologia e até mesmo os profissionais técnicos do mercado de telecom que querem empreender.
A SIGLA ISP
Aqui eu quero fazer uma breve observação, muitos conteúdos, inclusive este, referem-se à provedor de internet também como ISP, termo em inglês que é sigla de Internet Service Provider. Então se você não estava familiarizado com o termo, agora já está apresentado a ele.
Voltamos ao tema! Bom, todos os dias recebemos perguntas de:
- Como abrir/ montar um provedor de internet fibra óptica; ou
- Como abrir um provedor de internet via rádio;
- Como montar um provedor de internet do zero;
- Quanto custa para montar um provedor de internet;
- Passo a passo para abrir um provedor de internet.
E aí, qual foi a pergunta que você se fez sobre o assunto para chegar até aqui?
Seja qual for a sua dúvida inicial, saiba que este material foi criado justamente para você começar a embasar os seus conhecimentos e estudos sobre o assunto. E serão muitos!
LEVANTANDO DADOS
Neste momento de coleta das informações não fique com receio de perguntar demais, saiba que a maioria dos contatos que chegam até nós já trabalham no ramo, seja como colaborador dentro de um provedor, ou trabalhando prestando serviços de redes ou outras áreas técnicas em empresas de telecom, mas agora decidiram abrir o seu negócio. E ainda assim eles têm dúvidas, sobretudo das questões burocráticas.
Também surgem dúvidas de pessoas que possuem alguma afinidade com tecnologia, como proprietários de lojas de informática, empresas de segurança e monitoramento, ou profissionais que vendem equipamentos ao setor, ou ainda, pessoas que já estão um pouco mais avançados e até abriram um provedor e agora procuram se profissionalizar ainda mais…e sim, também chegam dúvidas de quem quer simplesmente empreender, sem saber absolutamente nada, conhecimento zero. E isso não é problema nenhum. Cada um tem o seu tempo e o seu ponto de partida.
CONHEÇA O SETOR DE TELECOM!
Esse é um dos mercados que mais cresce no país. E se você ficar atento aos pontos que a gente vai te apresentar aqui, você vai conseguir, – SIM -, organizar e estruturar o seu ingresso neste meio.
Não é novidade que as empresas do setor de telecomunicações tem crescendo médio de 10% a 30% ao ano, isso sem mencionar alguns casos extraordinários onde os números são ainda maiores. E isso já acontece a um bom tempo, há pelo menos cerca de 20 anos (o que é impressionante em qualquer mercado). Também vale lembrar que o setor ganha destaque pelas inúmeras possibilidades de inovação e expansão de negócios que vão muito além da venda do serviço de internet, como venda de telefonia, tv por assinatura, telefonia móvel, mvno e etc. Mas essa é uma conversa pra outro momento. Aqui vamos falar de internet fixa e como começar do básico.
PARTIU, CHEGA DE PAPO.
Então chega de papo e vamos para as nossas dicas. Pega a caneta e o papel e vem junto fazer o nosso check-list, do que você precisa para abrir um provedor de internet.
O Ecossistema dos Provedores de Internet.
PONTO DE PARTIDA: O ponto de partida é você conhecer o ambiente onde os Provedores de Internet estão inseridos e porque esse setor existe. Acredite, entender esse contexto vai te trazer muita maturidade para conduzir o seu negócio no futuro.
O Serviço de Internet é considerado um serviço essencial para a população no Brasil, assim como os serviços de abastecimento de água, energia, saúde, segurança pública, transportes e os demais serviços considerados indispensáveis à população.
Agora sabendo que este é um serviço fundamental para o bom funcionamento, desempenho e avanços do país e dos brasileiros, agregue esta informação ao fato da amplitude do território Brasileiro, que caso você não saiba, é o quinto maior país do mundo em extensão de território. E adicione nessa soma, a questão da alta inovação no mercado de tecnologia, onde rapidamente a infraestrutura dominante fica defasada e é necessária a substituição por novas e modernas tecnologias.
Imagine que uma nova tecnologia seja criada hoje, e que ela substitua todas as já existentes, considere então que o Brasil teria que atualizar toda a sua infraestrutura de rede a partir do zero para seguir atendendo a população. Gerenciar e custear a troca de quilômetros de fios, toneladas de equipamentos, inúmeras horas de trabalho de equipes e muito mais. Consegue entender o custo que teria para o governo montar e manter uma infraestrutura em toda extensão do país? Toda a manutenção, renovação e postos de trabalho e treinamentos que são necessários para gerir tudo isso? Devemos levar em conta que, diferente do avanço tecnológico, as tomadas de decisões públicas são lentas. E este é um mercado de proatividade, ação rápida e de inovação contínua.
Devido a estes aspectos e também a extensão do país, essa seria uma operação muito complexa ao Governo.
Concessão à iniciativa privada
Uma solução bastante viável, assim como em outros setores, foi abrir uma concessão à iniciativa privada para conseguir levar a população um serviço de qualidade e com aprimoramento frequente, que acompanhe novas tecnologias, e isso tudo sem onerar direta e unicamente os cofres públicos, em caso de construção de uma rede nacional própria do zero.
E é por isso que o Brasil tem o maior case do mundo com relação aos serviços de telecomunicações, que no caso do serviço de internet fixa, é levado a todos os cantos do país através, não somente de grandes operadoras, mas também graças aos provedores regionais de banda larga. E caso você ainda não os conheça, saiba que eles são muitos, na verdade, eles são o maior grupo do nosso mercado.
Dessa forma, o governo se mantém fazendo a sua parte, através da criação das leis do setor, atualizando as normativas, regulando e fiscalizando o mercado. E esse trabalho acontece através do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.
OBS: Se você pensa em internet e só imagina grandes operadoras como Oi, Vivo, Claro, Tim…ahhh meus amigos, vocês estão muito desatualizados. Os provedores regionais (registrados na Anatel), são mais de 7 mil empresas no Brasil. Então sem sombra de dúvidas este é um mercado maior do que você imaginava e que ainda tem muito a crescer.
EM RESUMO
Basicamente, nesse momento você precisa saber que para atuar de forma regular com as leis do setor, você precisa da autorização da Anatel para operar como provedor de internet. Você precisa da Outorga (ou Licença) da Anatel, mais especificamente da Outorga Única de Serviços de Telecomunicações, onde poderá se registrar na modalidade de SCM – Serviço de Comunicação Multimídia, que vai te permitir trabalhar com o fornecimento de Internet Fixa.
Mais adiante vamos falar mais detalhadamente sobre o assunto regulatório.
CHECK-LIST | VAMOS COMEÇAR
Agora, chega de conversa! Vamos aos nossos 4 tópicos sobre o que você precisa dar mais atenção para abrir um provedor de internet fixa. Vamos partir do pressuposto que você seja uma pequena empresa iniciante ou está recém planejando iniciar uma operação como provedor.
Então se você já é um provedor consolidado, de médio ou grande porte talvez já tenha conhecimento muito mais aprofundado sobre boa parte dos temas que vamos apresentar, mas que sem dúvidas já aconteceram ao longo da sua trajetória.
PRIMEIRO: ESTUDO DE MERCADO E PLANEJAMENTO
- Estudo de mercado – Você já sabe onde vai abrir esta empresa? Ou, se você já abriu recentemente o seu provedor, você conhece informações sobre o local onde está inserido? Por exemplo, quantas residências tem no bairro, quantos pontos comerciais, se já existe Wi-Fi livre em praças, unidades de ensino ou de saúde.
Saber onde abrir um provedor de internet é possivelmente uma das primeiras premissas que você deve planejar. E se você já iniciou sem fazer isso, fica tranquilo que ainda dá tempo de refazer planos e levantar dados para melhorar o seu plano de negócio.
Pesquise pontos como:
– No lugar onde você tem ou pensa em abrir o seu provedor já é atendido por outras empresas de internet?
– Quantas empresas atendem na sua rua ou bairro?
– Quais os planos que estas empresas oferecem?
– Quanto estes concorrentes cobram?
– A sede dessas empresas fica no seu bairro?
– Elas fazem ações de venda ou de marketing nesta área?
– Participam de eventos ou projetos do bairro?
– Existem condomínios sendo construídos próximo de onde você está pensando em abrir essa empresa?
– Pensando em planos empresariais, existem muitas empresas na sua volta?
– Existe algum Gamer no seu bairro? Fornecer link para um jogador conhecido pode lhe render um bom reconhecimento na comunidade de jogadores, o que vai te fazer ganhar clientes de planos melhores.
Faça um grande levantamento de como é a atuação dos seus concorrentes e principalmente das oportunidades que você pode ter. Anote todas estas informações e faça observações de planos de ação que podem ser realizados sobre estes itens.
Estude muito. Planeje, planeje e planeje.
E como levantar estes dados?
Bom, existem possibilidades para todas as realidades e “bolsos” neste momento.
Se você tem uma reserva para investir, existem empresas especializadas em pesquisa de mercado que podem te trazer esses questionamentos respondidos e planilhados em relatórios cheios de cruzamentos de dados.
Agora se você pretende poupar nesse primeiro momento. A dica é o clássico, “Faça você mesmo”.
Se você é morador deste bairro onde pretende abrir um provedor, converse com os seus vizinhos, fale com o pessoal da farmácia, mercado, petshop ou lancheria mais próximos. Descubra por quais provedores eles já são atendidos, se estão satisfeitos ou estariam dispostos a testar um novo serviço.
Existe alguma praça ou feira de comerciantes no seu bairro? Crie um formulário para não esquecer de nada e vá até lá, converse com as pessoas. Pergunte a idade, se a pessoa trabalha em home office e gostaria de uma conexão melhor, se ela assiste muito conteúdo através de serviços de streaming, quais as plataformas preferidas. Pergunte se as pessoas estudam de forma online, se são gamers e jogam muito online. Questione todo e qualquer hábito que essa pessoa possa ter relacionado ao consumo de banda.
Além destes métodos mais tradicionais, hoje em dia também é possível você usar recursos digitais para fazer a sua pesquisa, alguns deles gastando pouco. Como é o caso das campanhas nas redes sociais, que podem ser direcionadas ao bairro onde deseja operar com sua empresa. Para isso, você pode pesquisar e estudar as ferramentas certas para fazer isso, ou contratar uma agência de marketing digital para te ajudar.
Esse formato digital também pode acontecer de forma gratuita, você pode criar formulários gratuitos na internet para administrar as respostas da pesquisa de forma mais fácil, lance o link com o formulário em grupos do bairro nas redes sociais, no grupo do seu condomínio ou qualquer outro local que tenha alcance dentro do local que você deseja.
Seja criativo e não tenha vergonha de ir atrás destas informações, elas podem salvar o seu negócio.
SEGUNDO: ABERTURA DA EMPRESA
Vamos ao nosso segundo ponto de atenção para abrir um provedor de internet. que é:
A abertura da Empresa –
Aqui nesse segundo passo, imagine que você já fez o dever de casa. Estudou tudo que precisava e já sabe onde vai abrir a sua empresa, ou até mesmo já iniciou sua operação sem saber que existe a Anatel e obrigações fiscais e legais para um Provedor de Internet. Ou seja, se você é o famoso Gatonet.
Bom, se esse é o seu caso, saiba que você está cometendo um crime federal, passível de multas, processo administrativo e até mesmo prisão. Além disso, uma operação clandestina não vai te levar a lugar nenhum, ficar se escondendo não trará mais clientes ou visibilidade, nem mesmo bons colaboradores que somem à sua empresa.
Mas saiba que nós vamos te mostrar o caminho da luz e te ajudar a ficar regularizado e evitar que sofra estas penalidades durante uma fiscalização da Anatel. Sim, caso você ainda não tenha levado a sério o que falamos antes, trabalhar com telecomunicações no Brasil sem estar regularizado com o governo, é considerado um crime federal passível de penalidades bem severas, inclusive prisão. Mas isso nós vamos falar mais pra frente.
Então voltamos ao nosso segundo ponto. Digamos que você já tem alguns dados importantes para as suas estratégias comerciais e de negócio. Agora é hora de abrir as portas da sua empresa de verdade.
Diferente de outros serviços, para se tornar um provedor de internet, o registro da sua empresa não pode ser o de MEI – Micro Empreendedor Individual. Uma dica importante é que você encontre um profissional da área contábil ou uma Assessoria para Provedores de Internet para te auxiliar na abertura da empresa.
Saiba que ao abrir sua empresa, você precisa agregar à sua certidão da empresa, um código que descreve o tipo de atividade em que o seu negócio irá atuar. Esse código é chamado CNAE – Código Nacional de Atividade Empresarial. Tenha atenção a este fator neste momento.
CNAE PARA PROVEDORES
Os serviços de telecomunicações possuem códigos, ou CNAES, específicos para cada tipo de atividade. Por exemplo, se você for trabalhar como provedor de internet, precisa ter agregado o CNAE de SCM, número 6110-8/03 – SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA. Agora, se no futuro você pretende expandir seu negócio e vender outros serviços, por exemplo, os serviços de telefonia fixa, precisará incluir o CNAE de STFC, número 6110-8/01 – SERVIÇO DE TELEFONE FIXO COMUTADO. Já para o serviço de TV por Assinatura, será o CNAE de SeAC, número 6141-8/00 – SERVIÇO DE ACESSO CONDICIONADO (TELEVISÃO POR ASSINATURA POR CABO). E assim será com diversas outras modalidades de serviços que você pode vir a se interessar.
Outra questão que será questionada nesse momento, é sobre qual CNAE será o da sua atividade principal, pois existe a possibilidade de você ter atividades secundárias no seu negócio. Quanto a este ponto, fique tranquilo, para as atividades de telecomunicações basta que o código esteja em sua certidão, independente da atividade ser a principal ou a secundária.
Aqui neste passo já aconselhamos que você esteja em contato com algum mentor que conheça o mercado e que esteja te acompanhando desde a abertura da empresa. Assim você vai conseguir otimizar seu tempo de abertura e regularização da empresa com a Anatel que é o seu próximo passo e possui uma complexidade maior.
TERCEIRO: REGISTRO NA ANATEL
- O terceiro passo é a Regularização com a Anatel – Nós já te contamos acima todo o contexto do mercado de provedores de internet no Brasil, e que registrar a sua empresa junto a Anatel é obrigatório para trabalhar de acordo com as leis governamentais de venda do serviço de internet. Agora você vai aprender como isso funciona na prática.
Você também já viu pontos importantes sobre a abertura da sua empresa, e que existem numerações específicas para as atividades registradas nas certidões do provedor.
Agora vamos te ensinar a importância de ter uma licença e como legalizar o provedor na Anatel.
Aqui neste conteúdo vamos tratar exclusivamente do registro do serviço de Internet fixa, e brevemente comentando das demais possibilidades que você terá no futuro ou médio prazo.
Para você se tornar uma empresa prestadora de telecom, vai precisar obter uma licença da Anatel, também chamada de outorga ou credenciamento na Anatel. OBS: Durante as suas pesquisas você também irá ouvir a expressão “Registro na Anatel”.
Não se preocupe se você já ouviu outras nomenclaturas desta autorização, ela já mudou ao longo dos anos, assim como as taxas cobradas pelo governo. Inclusive, deixe nos comentários algumas das formas como você já ouviu chamarem estes termos.
Licença Única de Telecomunicações
Recentemente, mais precisamente em 2020, a Anatel alterou o processo para obter a autorização dos serviços de telecomunicações. Agora, existe a Licença Única de Telecomunicações da Anatel.
Esta licença (outorga) é uma autorização para que a sua empresa trabalhe com os serviços de telecomunicações no Brasil, e estes serviços que podem ser de diferentes modalidades, basta que você solicite a inclusão destes serviços à sua Licença, os principais serviços para o nosso setor são:
- Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), ou, serviços de internet fixa como popularmente conhecemos.
- Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), que é a licença para empresas trabalharem com serviços de TV por assinatura.
- Serviço Telefônico Fixo Comutado, e como o nome já diz, este é o serviço para empresas trabalharem com telefonia fixa.
Mas saiba que existem outros serviços que são outorgados pela Anatel, mas que aqui neste momento, não são nosso objeto de estudo. Então seguimos em frente.
Posso incluir mais de um serviço na licença da minha empresa? Ex: Vender internet fixa e telefone fixo? Ou internet fixa e TV por assinatura?
Sim, você pode! Muitas empresas trabalham com diversos serviços. Os combos que as prestadoras ofertam são um exemplo disso. Estas empresas possuem a licença única de telecomunicações com as 3 modalidades de serviços habilitadas.
Mas se você está começando com poucos recursos, a nossa dica é que não se preocupe com estes serviços adicionais ainda. Foque no seu principal produto e em como extrair o máximo de resultados dele. Só queremos que você conheça essas possibilidades futuras.
E atenção, quando obter a sua licença com a Anatel, você deverá incluir apenas aqueles serviços com os quais você pretende realmente trabalhar a curto prazo. Do contrário, você vai iniciar processos regulatórios com a Anatel, aos quais ainda não pretende usar e isso poderá te trazer problemas com a Agência.
Então deixe isso outro momento, afinal, é super rápido de incluir novas modalidades de serviços futuramente quando optar por expandir as áreas de atuação da sua empresa.
Tem muito o que você aprender ainda antes de sair expandindo para outras frentes de negócio.
Existe algum custo para a obtenção da licença da Anatel?
SIM. A Licença possui uma taxa de obtenção, que atualmente tem o valor de R$ 400,00. Mas fique tranquilo que esta é uma taxa cobrada apenas uma vez durante esta obtenção. A título de curiosidade, saiba que num passado bem recente, esta taxa custava R$ 9 mil reais. Então se você está investindo agora, comemore \o/.
Como funciona este processo de obtenção?
Serão feitas algumas etapas e rodadas de envios e acertos de documentações durante esse processo. Estas fases dependem muito da sua organização quanto ao seu negócio, pois estas documentações serão solicitadas pela Anatel, revisadas e enviadas de volta com novas solicitações.
Aqui na MHemann as empresas que assessoramos recebem suporte para obter sucesso nestas etapas.
Mas não tenha receios com estes procedimentos, eles acontecem de maneira bem comunicada pela Anatel, e desde que esteja tudo certo com sua empresa e seus procedimentos de resposta, não deverá demorar para que o seu provedor esteja regularizado. Outra informação importante é que esse processo atualmente está mais rápido quando comparado a bem pouco tempo atrás, podendo acontecer dentro de cerca de duas semanas a obtenção da outorga.
Existem vários cases onde o processo ocorreu todo dentro de uma semana. Mas são exceções. Trabalhe com a ideia de 14 a 30 dias para esta etapa.
Uma curiosidade sobre esta obtenção, é que a poucos anos atrás, esta taxa custava R$ 9 mil reais, e demorava cerca de 1 ano para acontecer a sua liberação. Um valor quase proibitivo para pequenos negócios.
Para mais informações acesse o Regulamento Geral das Outorgas no site da Anatel.
Dispensa de Outorga – Credenciamento Simplificado
Existe uma outra opção para você regularizar seu provedor, que é a obtenção de uma licença gratuita, a Dispensa de Autorização, Dispensa de Outorga, ou, Credenciamento Simplificado da Anatel. Este também é um termo que possui outras formas de ser tratado, assim como mencionamos a licença SCM anteriormente.
Ambas as modalidades permitem que seu provedor trabalhe vendendo os serviços de acesso a internet fixa, mas existem diferenças técnicas entre as autorizações.
Com o credenciamento simplificado você pode operar com a venda do serviço de internet até chegar ao limite de 5 mil clientes. A partir daí torna-se obrigatório o upgrade da sua licença para a modalidade de Outorga SCM. Além disso, existe uma limitação aos provedores credenciados, onde só poderão trabalhar com uma operação de meios confinados. Ou seja, determinados tipos de materiais de rede. Já a Licença SCM não possui essa restrição.
Agora falemos a verdade, só trabalha clandestino quem quer. Regularizar o seu negócio com a Anatel ficou bem mais tranquilo. Evite correr riscos desnecessários e que podem te levar ao fundo do poço.
DIFERENÇAS ENTRE LICENÇA SCM E DISPENSA DE OUTORGA
Você precisa saber que, embora existam diferenças técnicas entre as licenças, obtendo qualquer uma delas a sua empresa poderá atuar com os serviços de Internet Fixa. Outro fato importante, é que sua empresa terá as mesmas responsabilidades e deveres regulatórios com a Anatel.
Bom, quanto às diferenças, uma das mais características é quando a sua empresa ultrapassar o número de 5 mil usuários (limite de acessos ao provedor Credenciado).
A partir desta barreira, sua empresa deverá obter uma licença na Anatel, passando a ser uma prestadora com Outorga SCM, isso dentro de um prazo de até 60 dias.
A nossa indicação é que você comece este Upgrade de licenças antes de alcançar o limite de acessos e clientes.
Tais provedores não poderão registrar estações (sejam elas em 2.4 Ghz, 5.8 Ghz) e nem as estações de frequência licenciadas. Mesmo assim, algumas concessionárias poderão ou não aceitar o projeto para compartilhamento de poste para o uso de cabos/fibra óptica.
A não aprovação das prestadoras com Dispensa de Outorga pelas concessionárias de energia elétrica acaba acontecendo por uma questão de documentação, que diferente da empresa com Licença/ Outorga, na Dispensa de Outorga as empresas não possuem este documento.
Ao obter uma Licença da Anatel, acontece uma divulgação pública no Diário Oficial da União. Ali é anunciado o ATO de outorga da empresa prestadora. Já no cadastro do provedor através da Dispensa de Outorga, não é realizado este procedimento com o número do ATO.
Obrigações do Provedor com a Anatel
Aqui está um dos grandes focos de fiscalizações da Anatel, verificar se os provedores e operadoras cumprem com as obrigações da Agência. Além disso, esse tema também é um dos pontos mais apontados em denúncias contra provedores. Por exemplo, imagine que o seu concorrente direto ou que um cliente insatisfeito descubra que o seu provedor está com irregularidades, e ele decida te denunciar na Anatel. Não tenha dúvidas que você receberá uma ação de fiscais da Agência para verificar algumas informações legais. Uma delas é se você possui a licença, outra é que, mesmo tendo sua licença, se está encaminhando as estatísticas coletadas pela Agência.
Então uma das principais dicas deste material é que você mantenha a casa em ordem. Não basta você obter esta licença de operação, você terá que cumprir uma série de obrigações regulatórias com o governo para manter tudo OK com a sua licença, e assim, evitar multas e processos administrativos durante fiscalizações ou auditorias que podem acontecer em sua empresa. Embora esse assunto possa te parecer rigoroso e punitivo, existe o ponto de vista estratégico e que te apresenta o valor de cumprir com essas obrigações para a Anatel.
Ainda que existam centenas de normativas e leis para o setor de telecom, aqui vamos nos ater a comentar sobre a mais comentada de todas as regras. A do envio de informações do Sistema DICI.
Basicamente, toda a empresa de telecomunicações precisa declarar uma série de informações e dados da sua operação à Anatel, e isso acontece através do DICI. Com estes dados, a ANATEL fica a par da situação do serviço de internet de forma detalhada, e isso ajuda no mapeamento de todas as regiões do Brasil.
E é neste ponto, que enviar os dados se torna importante para o seu provedor. Se a Agência desconhecer que uma cidade já está atendida com o serviço de internet, por determinada quantidade de provedores, ou ainda, que tenha pouca capacidade de atendimento à população, estes fatos vão levá-la a propor políticas públicas de melhorias para aquela localidade, o que eventualmente, trará um concorrente seu para atender aos municípios onde você está. Ou pior ainda, um investimento pesado de uma grande operadora.
Portanto, declarar os dados, serve muito mais do que apenas cumprir uma regra, serve para sua empresa cravar uma bandeira nas cidades e regiões onde atua. Mostrar que já existe atuação de empresas com o serviço de internet e atendimento à população.
O que é o DICI da Anatel?
O Sistema DICI da Anatel é o novo Sistema de Dados, Informação, Conhecimento e Inteligência. É o mecanismo por onde a agência coleta as informações necessárias para regular o mercado.
Essas coletas acontecem de 3 formas, e os provedores precisam enviar todas elas.
- Mensal – E coleta informações referentes aos acessos instalados pela prestadora:
- Semestral – Receita Operacional Líquida; Capex; Somatório Tráfego, este ponto aqui causou muita divergência.
- Anual – são as informações sobre a infraestrutura de rede dos ISPs, ou seja, dados de Backbone e Backhaul. Detalhando as estações e os enlaces entre as estações.
Quer saber todos os detalhes sobre o Sistema DICI? Acesse o nosso Guia Completo.
https://mailchi.mp/mhemann/dici-anatel-guia-completo
E é para te ajudar com isto (e muito mais) que existe a MHemann, para dar suporte nos aspectos burocráticos e regulatórios dos provedores com a Anatel.
QUARTO PASSO: CONHECIMENTO DA ÁREA TÉCNICA E TREINAMENTOS
Sem dúvidas, esta é a área mais abrangente e que mais fará parte da sua rotina de trabalho.
A área técnica da empresa envolve questões como o seu Projeto de Redes, aquisição e configuração de equipamentos e treinamento de equipes de instalação, lançamento de rede, monitoramento, suporte técnico e etc.
Toda empresa fornecedora de acesso à internet obrigatoriamente precisa de um profissional credenciado no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ou do CRT – Conselho Regional dos Técnicos. Conheça também o CFT – Conselho Federal dos Técnicos.
Este profissional será o responsável pela assinatura e responsabilidade dos seus projetos de rede junto aos órgão reguladores desta área técnica.
Inclusive, o ideal na sua jornada, é você iniciar pelo Projeto de Rede do seu provedor. Através do projeto você vai ter uma base dos materiais, equipamentos e também dos investimentos e custos iniciais da sua operação. Vai saber quantos clientes consegue atender e quais áreas já pode fazer ações de vendas. Além disso, você ganha a expertise para as futuras ampliações da sua rede.
Aí você passa a conhecer os pontos que são vitais e necessitam de treinamento da equipe. Caso esteja realizando a abertura da sua empresa através da captação de recursos de investidores ou financiamento e precise de um planejamento financeiro para a aprovação, esta é uma documentação que vai te ajudar.
Se você não tem conhecimento sobre esta área, indicamos que encontre um mentor ou consultor especializado para te ajudar e acompanhar nessa fase inicial de estruturação, quem sabe você possa buscar até mesmo um sócio que tenha essa expertise.
De toda forma, faça cursos sobre questões importantes do seu negócio, sobretudo sobre o seu projeto de rede e melhores práticas de mercado. Não fique preocupado em se tornar um super especialista no assunto logo de início, mas você precisa ir se familiarizando com os materiais, termos e técnicas deste ofício, portanto, estudo muito.
Conhecimento Técnico –
Alguns dos conhecimentos técnicos básicos que serão indicados para você, serão de cursos como:
– Projeto de Rede;
– Instalação e manutenção de rede;
– Segurança em TI e Monitoramento;
– Curso sobre redes de fibra óptica ou redes FTTH
Além de existirem cursos presenciais com profissionais e escolas já renomadas, hoje em dia também existem cursos onlines para você começar sem realizar grandes investimentos.
QUAIS EQUIPAMENTOS PRECISO PARA MONTAR UM PROVEDOR?
Eu sei, eu sei…saber quais os equipamentos que devemos comprar é a primeira dúvida real que temos ao imaginar como montar um provedor de internet, possivelmente por ser a parte mais tangível e física de toda a operação.
O exemplo que vamos dar abaixo, é baseado numa estrutura básica, porém completa para uma operação toda regular. Mas sabemos que muitos provedores iniciam com muito menos equipamentos e características técnicas, sabemos que eles vão se capacitando com o tempo, conforme crescem suas operações. Mas trouxemos diversos nomes para que você já comece a conhecer alguns itens que serão indispensáveis.
Mas então, quais equipamentos preciso para montar um provedor?
Se você está pesquisando a algum tempo, já sabe que a resposta que mais encontrará para esta dúvida é “depende“. E isso é um fato, saiba que o tipo de operação com a qual deseja trabalhar pode alterar completamente os equipamentos que você precisa adquirir, por exemplo, se pretende vender internet de fibra óptica, ou será via rádio, xDLS ou até outras tantas tecnologias possíveis. Todas têm características técnicas muito distintas.
Definindo qual será a tecnologia aplicada em determinado projeto, você consegue saber os equipamentos básicos que vão compor sua operação. Mas então, como descobrir isso? Vamos de exemplo para entender melhor.
EXEMPLO: Provedor de Pequeno Porte com operação 100% em Fibra Óptica.
Vamos supor como exemplo, que você deseja abrir um provedor 100% fibra óptica, em termos de infraestrutura, de forma bem resumida, você vai precisar montar o seu POP* (já te explico abaixo no *) ou também chamado de estação principal, vai precisar do seu Projeto de Rede, ali vai estabelecer todas as características da sua operação, precisa também estabelecer um modelo de entrega na casa do cliente e ainda vai precisar contratar o Link Dedicado (que traduzindo de maneira bem grosseira: é quando você contrata uma operadora para lhe fornecer um link de banda larga, ou seja, é onde vem a sua internet para dentro da sua rede, e a partir daí, você leva conexão aos seus clientes).
E para você saber exatamente cada item necessário (como mencionamos antes), o ideal é fazer o seu Projeto de Rede, assim você poderá mensurar os custos de cada equipamento e de todos os materiais com exatidão.
Para você saber de quais equipamentos estamos falando, vamos citar alguns dos mais usuais (lembrando que alguns destes itens você precisará de 1 unidade, e outros algumas centenas de unidades):
- ferragens em geral (alças, fixadores e por aí vai);
- placas de identificação para cabos e equipamentos;
- cabos de diferentes tipos: de rede, cabo drop, cabos de fibra óptica;
- Spliters para divisão da fibra;
- OLT;
- Caixa de atendimento;
- fontes;
- Cloud Core Router ou simplesmente CCR como é chamado;
- ONU;
- CTO;
- Roteador;
- conectores;
- Distribuidor Interno Óptico ou DIO;
- Hack;
- NoBreaks;
- Máquina de Fusão;
- Escada e ferramentas de serviço de campo.
A lista é grande, e é o seu projeto que irá definir quantos e quais itens você vai precisar num primeiro momento.
Você precisa pensar nas instalações da sua empresa também, além dos equipamentos que seus funcionários irão precisar. Portanto, já inclua em seus orçamentos as ferramentas de trabalho do time que faz as instalações de rede e demais áreas técnicas, e aqui a lista pode ir muito longe, vai desde a fita isolante ao alicate. Bom, você já entendeu que essa conta exata quem conseguiu responder é você e somente você.
“Quero fazer orçamentos destes materiais”. Bom, você tem uma gama de empresas para fazer os seus orçamentos. Aqui ao final dessas dicas vamos mencionar alguns eventos importantes do setor onde você encontrará algumas destas empresas que mais participam do mercado e poderão ser os seus parceiros e fornecedores de materiais e equipamentos.
Outro ponto a lembrar e não esquecer de incluir nos seus estudos, é que para administrar você vai ter custos de energia, combustível e veículo, treinamentos, materiais de escritório, os investimentos em ferramentas de marketing e vendas, como os sistemas de CRM e automação, uniformes para seu time.
Custos que nem sempre colocamos na ponta da caneta e nas previsões, mas que serão recorrentes no seu dia a dia.
*EXPLICANDO:
* O que é o POP do Provedor?
PoP é a sigla de Point of Presence. Esta é a estrutura onde o Provedor mantém o equipamento de telecomunicações necessário para permitir o acesso local dos seus clientes/utilizadores à Internet. Sendo um ponto de acesso à Internet, o “point of presence” é também uma localização física, na medida em que se situa num determinado espaço geográfico, escolhido pelo ISP em função da população envolvente. Os ISPs possuem geralmente vários POPs estrategicamente distribuídos pela área em que operam, para permitir uma ligação local a todos os clientes.
O POP do provedor é geralmente uma estrutura composta por uma pequena “casa de máquinas” com equipamentos de controle da rede, algumas vezes possui também uma torre ou como também é chamada tecnicamente, uma “estação”.
Você também pode escolher atender diferentes bairros ou regiões com diferentes tipos de tecnologias. Por exemplo, atender um bairro com Fibra Óptica e outro com Internet via rádio ou qualquer outra tecnologia de seu domínio e conhecimento.
PASSOS ALÉM: PARTICIPAÇÃO NO MERCADO
Como dica extra, recomendo fortemente que você vá aos eventos de telecom já durante o PASSO 1 da sua caminhada. Ali vai encontrar empreendedores de todos os tamanhos, com diferentes cases de como iniciaram seus negócios. Tranquilamente te afirmo que muitas das empresas iniciaram suas operações no mercado sem a metade dos itens listados no PASSO 4.
Saiba que existem existem grandes eventos de nível nacional que acontecem anualmente para este setor, além de eventos regionais mensais em absolutamente todos os estados. Eles são realizados sobretudo nas capitais, mas existem sim diversas edições em cidades consideradas como centros de sua região. E saiba que a grande maioria destes eventos têm entrada gratuita. Mesmo nos eventos pagos são praticados valores acessíveis ao público geral.
E para te situar em quem são estes produtores e quais os principais eventos fizemos uma lista:
NACIONAIS
Encontro Nacional Abrint – é um evento pioneiro deste mercado, atualmente é o maior evento da região sudeste do país, e é também o mais renomado evento do setor de telecom em termos de negócios. É realizado pela Abrint – Associação Brasileira dos Provedores de Internet. O encontro Nacional Abrint acontece sempre em São Paulo, tem duração de 3 dias, são cobradas entradas do público e normalmente é realizado no mês de maio. Público estimado acima de 12 mil participantes por edição.
ExpoISP Olinda – como o próprio nome já diz, o evento é realizado na cidade de Olinda no estado de Pernambuco e é o maior evento do nordeste brasileiro. O evento é realizado atualmente pela produtora Start Events, empresa que gerencia todos os eventos da ExpoISP Brasil, que além deste, também produz outro evento de grande porte em São Paulo e também conduz eventos de pequeno porte e itinerantes pelo Brasil. A ExpoISP Olinda tem duração de 3 dias, normalmente realizados no mês de maio. Sua entrada é franca e tem público estimado acima de 12 mil pessoas a cada edição.
Futurecom – este é um dos maiores eventos do país e por muitos anos foi o maior evento do mercado de Telecom no Brasil, mas o evento cresceu e o seu conceito acabou se expandindo para outras áreas. Atualmente a Futurecom se tornou referência de tendências internacionais de tecnologia, inovação e debates de transformação digital. O evento é realizado normalmente no início de outubro em São Paulo/ SP.
REGIONAIS
CAP – APRONET – Evento realizado em Florianópolis/ Santa Catarina
LINK ISP – INTERNETSUL – Evento em Gramado/ Rio Grande do Sul
ABRINT NORDESTE – Evento teve sua primeira edição em 2022, em Fortaleza/Ceará, e teve duração de 2 dias.
EXPOISP SÃO PAULO – Evento de 2 dias promovido pela ExpoISP Brasil em São Paulo. Entrada gratuita.
DESCOMPRESSÃO – Evento realizado pela InternetSul, teve início na cidade de Gramado na retomada de eventos presenciais pós pandemia, em 2022 o evento migrou para a capital gaúcha Porto Alegre/RS.
IBUSINESS – Foz do Iguaçu PR.
EVENTOS ITINERANTES REGIONAIS
Abaixo vamos mencionar alguns eventos de porte regional, eles podem ser uma boa alternativa para encontrar fornecedores, parceiros, lançamento de produtos e serviços e fazer network mais perto da sua cidade ou região.
- INTERNETSUL NA ESTRADA
- EXPOISP EXPEDIÇÃO
- INTERISP
- ISP MEETING BUSINESS
- FTTH MEETING
- CONFRARIA ISP – Evento realizado pela MHemann, SaperX e DATACOM.
Este evento normalmente tem a realização de 2 edições no ano, ambas ocorrem no segundo semestre do ano.
ASSOCIAÇÕES
Para fechar as nossas dicas, queremos te mostrar algumas das associações de Provedores que existem nas diferentes regiões do país. Aqui você encontrará suporte e network com diversas empresas e profissionais do mercado, que certamente irão te ajudar em toda e qualquer etapa que o seu negócio esteja.
ABRINT – Associação Brasileira dos Provedores de Internet
ABRANET – Associação Brasileira de Internet
ABRAMULTI – Associação Brasileira dos Operadores de Telecomunicações e Provedores de Internet
APIMS – Associação dos Provedores de Internet de Mato Grosso do Sul
INTERNETSUL – Associação de Provedores de Internet e Serviços da Internet do Rio Grande do Sul
APRONET – Associação Catarinense de Provedores de Internet
PROBAHIA – Associação de Provedores de Internet da Bahia
Esperamos que você tenha encontrado algumas informações importantes sobre o mercado de telecomunicações e sobretudo para iniciar a sua jornada nesse segmento.
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