Mensalmente a Anatel libera as informações sobre o mercado brasileiro de banda larga fixa, onde conseguimos acompanhar o crescimento ou decréscimo do número de acessos ao serviço. Nossa equipe realiza frequente análise em diversos relatórios para alcançar os números da internet no Brasil.

 

Neste última atualização dos relatórios da banda larga fixa, a MHemann teve acesso aos dados do serviço de internet fixa através de uma plataforma de inteligência de mercado, a Tuidara Data Science.

 

Com a plataforma tivemos acesso à dashboards de análises como:

 

 – Número de acessos instalados no Brasil;
 – Número de acessos instalados por região;
 – Número de acessos instalados por estado;
 – Número de acessos instalados por município;
 – Tecnologias utilizadas nesses acessos (Fibra, rádio, ADSL, etc.);
 – Faixas de velocidade dos acessos instalados;
 – Ranking das maiores prestadoras do Brasil;
 – Ranking das maiores prestadoras em determinada região ou estado;
 – Ranking das maiores prestadoras do seu município;
 – Quais os concorrentes já estão presentes na cidade aonde você pretende expandir;
 – Entre outros…
Abaixo, no tópico sobre a Tuidara, você terá acesso à algumas destas telas que a equipe da plataforma nos disponibilizou este mês.

 

PANORAMA GERAL DA BANDA LARGA FIXA

No total, o brasil chegou aos 32,68 milhões de domicílios atendidos pelos serviços de banda larga fixa,  e teve aumento de 1,77 milhão (+5,74%) no último ano. Entre agosto e setembro de 2019, as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs*) alcançaram mais 295,45 mil clientes (+3,21%) e o serviço de banda larga fixa cresceu 174,85 mil (+0,54%) em 30 dias.

Ao todo, no último ano houve um aumento de 2,44 milhões (+34,59%) de domicílios atendidos por Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) na banda larga fixa. Este grupo de empresas já totalizam 9,49 milhões de assinantes (29,04% do total) em setembro de 2019.

 

 

Velocidade e Tecnologia

As conexões acima de 34 Mega atenderam a 11,86 milhões de domicílios (36,29%) em setembro de 2019. Todas as outras faixas de velocidade apresentaram redução no número de domicílios.

Entre as tecnologias, destacaram-se as conexões por fibra óptica e por satélite em setembro de 2019. Dos domicilio brasileiros com serviço de banda larga fixa, 8,90 milhões são atendidos por fibra óptica (27,24%).

Os acessos por fibra aumentaram 3,86 milhões nos últimos 12 meses (+76,53%) e 455,76 mil (+5,40%) no último mês. Já a banda larga via satélite atingiu 254,48 mil domicílios (0,78%), aumento de 79,02 mil (+45,04%) nos últimos 12 meses e 7,22 mil (+2,92%) entre agosto e setembro.

 

TUIDARA

Acompanhe abaixo algumas das análises que tivemos acesso na plataforma de inteligência de mercado.

Para saber maiores informações, acesse a página do projeto em https://tuidara.com.br

 

Dashboard geral do Brasil:
http://bit.ly/36QJjyG

Dashboard dos acessos instalados pela empresa Brisanet
http://bit.ly/2Kb7U7P

Dashboard dos acessos instalados na região SUL:
http://bit.ly/2KcaqKZ

Dashboard dos acessos instalados na região SUDESTE:
http://bit.ly/33C3GxH

Dashboard dos acessos instalados na região CENTRO-OESTE:
http://bit.ly/2KafGP8

Dashboard dos acessos instalados na região NORTE:
http://bit.ly/2O4qPC8

Dashboard dos acessos instalados no estado de São Paulo:
http://bit.ly/2NBaRQX

Dashboard dos acessos instalados no Distrito Federal:
http://bit.ly/2qL6No9

 

*PPP (Prestadoras de Pequeno Porte) 

Segundo a Anatel, uma PPP detém participação de mercado inferior a 5% em cada mercado de varejo em que atua de acordo com o estabelecido pela Agência no Plano Geral de Metas de Competição (Resolução Anatel nº 600/2012). Para incentivar as pequenas prestadoras, a Agência criou o Comitê de Prestadoras de Serviços de Telecomunicações de Pequeno Porte junto à Anatel (CPPP) que tem por objetivo aprimorar as regras que dizem respeito a essas empresas e disponibilizou a elas um espaço no seu Portal.

 

Fonte: Tuidara Data Science | Anatel