System-in-Package – SIP é o 1º Chip IoT totalmente produzido e desenvolvido no Brasil

A HT Micron (empresa brasileira de semicondutores) lançou oficialmente neste mês uma tecnologia inédita ao mercado de IoT: o primeiro chip para Internet das Coisas desenvolvido e produzido no Brasil. Batizado de System-in-Package (SIP) ou Circuito integrado de componentes múltiplos, a tecnologia já nasce sem ter um similar no mercado global.

Com 10 anos no mercado a HT Micron é fruto de uma joint venture entre a sul coreana Hana Micron, a Finep e acionistas brasileiros. Para a criação foi feita uma parceria com o itt Chip – Instituto Tecnológico de Semicondutores da Unisinos (Universidade do Vale dos Sinos), localizado no Polo Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos), na cidade de São Leopoldo – Rio Grande do Sul.

O SIP é uma ferramenta que requer que todas as tecnologias de encapsulamento avançado sejam integradas, sendo um elemento inestimável para desenvolver soluções.

O System-in-Package permite que diferentes tecnologias sejam combinadas em um único encapsulamento, reduzindo custos e aumentando a funcionalidade, favorecendo a colaboração, construção e identificação de oportunidades de negócios.

Imagem Ilustrativa – HT Micron

 

IoT – INTERNET DAS COISAS E O SIP

A Internet das Coisas viabiliza a conexão de uma grande gama de dispositivos e equipamentos. E é justamente nesse foco que o SIP atua, na união de múltiplos dispositivos. A ferramenta permite o desenvolvimento de chips específicos sem a necessidade de volumes de produção extremamente altos, por meio da combinação de componentes de microeletrônica já existentes, permitindo que todas as tecnologias de encapsulamento avançado sejam integradas com custos reduzidos.

O SIP poderá, por exemplo, ser utilizado em produtos para localização de pessoas e cargas, medição remota de gás e água e iluminação pública, entre outros usos. 

 

“Esse é um lançamento pioneiro no mundo de um componente tão compacto, e está acontecendo no Brasil. Mesmo na Coréia do Sul esse produto ainda não está disponível”, comentou o CEO da HT Micron, Chris Ryu.

 

Nem durante o lançamento ou posteriores reportagens, a empresa havia divulgado valores e previsões de entrada ao mercado com vendas do novo Chip IoT. Assim que novas notícias foram divulgadas sobre o SIP, nossa redação estará enviando atualizações aqui no Blog da MHemann.

 

SOBRE A HT MICRON

A companhia abriu alguns dados internos e de mercado para entrevista ao Jornal do Comércio e falou de sua atuação como fornecedora de produtos de memórias para celulares, computadores e Smart TVs. A empresa tem cerca de 200 profissionais e faturou cerca de R$ 400 milhões no ano de 2018, para 2019 o plano é crescer 50%.

Dos cerca de 20 milhões de chips que serão produzidos esse ano pela empresa no Brasil, pelo menos 1 milhão já será para atender o mercado de Internet das Coisas.

A apresentação foi feita no dia 18/06 durante o evento de comemoração dos 10 anos da empresa, sediada em São Leopoldo (RS).

 

FONTE: Jornal do Comércio | Finep | Unisinos | MHemann 




Quer saber tudo sobre a Operação de Telefonia Fixa? Confira o nosso novo editorial que trata do assunto com especialistas do assunto.


 

OUTROS POSTS RELACIONADOS EM NOSSO BLOG: