REGULAMENTAÇÃO DO USO DE FAIXAS PARA RADIOENLACES ANATEL

A Anatel abriu ontem, dia 09/04, uma consulta pública para a proposta de reavaliação da regulamentação do uso de faixas para radioenlaces. Em resumo, a agência pretende atualizar as documentações sobre o tema, além de reduzir o número de normativas existentes e também padronizar esta regulamentação.

Atualmente o uso de radioenlaces se encontra organizado em um “arcabouço espesso em 26 normativos diferentes”. Sendo que 9 deles são anteriores à criação da própria Anatel, além disso, metade das normas foram publicadas antes do ano 2000. 

Outro dos destaques desta proposta é a possibilidade de modificação na capacidade de espectro disponível hoje para os radioenlaces, que deverá ser quase triplicada. As modificações serão necessárias devido a maior demanda surgindo com a implantação da 5G.

 

“A proposta prevê novas faixas entre 30 GHz e 170 GHz, estas já relacionadas com a vertente do 5G. Um acréscimo para três vezes e meia da disponibilidade atual”, explica o relator da proposta, Emmanoel Campelo.

 

A proposta da área técnica contempla a inclusão de novas subfaixas de radiofrequências no intervalo de 30GHz a 175GHz, totalizando aproximadamente 66 GHz ao serviço, contra os 26 GHz atualmente disponíveis para radioenlaces.

 Os acréscimos propostos são feitos em alinhamento à tendência mundial. “As faixas nas quais estão, já tiveram direcionamentos em maior ou menor grau por organismos internacionais, em especial a União Internacional de Telecomunicações (UIT)”.

 

PRAZO PARA COLABORAÇÃO

A consulta pública ficará aberta a contribuições por um prazo de 60 dias. 

Para maiores informações, você deve consultar a Anatel através do site da agência, disponível no link abaixo.

NOTÍCIA NA INTEGRA: (Clique aqui)

 

FONTE: Anatel | MHemann Assessoria para Provedores



Zabbix Conferente latam 2019


Quer saber tudo sobre a Operação de Telefonia Fixa? Confira o nosso novo editorial que trata do assunto com especialistas do assunto.


 

NOTÍCIAS RELACIONADAS COM ESTE TEMA EM NOSSO BLOG:

Anatel divulga faixas de frequências em avaliação para o 5G no próximo leilão. Assunto é uma das pautas da Agenda Regulatória 2019-2020 da agência.

Anatel convoca ISPs regionais para indicarem membros às vagas do Comitê de Prestadoras de Pequeno Porte

 

Anatel divulga números da Telefonia Fixa, veja como o serviço inicia 2019