Banda Larga Fixa cresce 6,1% no período de 12 meses

Aumento de acessos, melhoria na qualidade do serviço e aumento das velocidades são destaques da Banda Larga

 

A Anatel atualizou na última semana os números para o serviço de banda larga fixa no Brasil. O crescimento do serviço no período de 12 meses chegou a 6,13% em comparação com o mesmo período no ano anterior.

A agência atualiza mensamente os dados que referem-se aos acessos do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). Entre os destaques estão as tecnologias utilizadas, as velocidades das conexões, a densidade dos acessos e o market share separado por grupos. Além disso, existem outros índices apresentados mais detalhadamente pela Anatel no portal de Dados do serviço de banda larga.

Acompanhe o crescimento do mercado e saiba quais caminhos que os Provedores Regionais e empresas de telecom estão tomando.

 

ACESSOS

O serviço de banda larga alcançou 31.134.666 acessos no encerramento de Janeiro de 2019. Um aumento de 1.797.526 de acessos em comparação ao fechamento de janeiro de 2018, aproximadamente 6,13% a mais.

POR TECNOLOGIA

Tabela 1 apresenta os números totais do uso de cada tecnologia do serviço de banda larga fixa. A fibra óptica já está em 3º lugar entre as tecnologias mais utilizadas nos acessos, chegando aos 19% do total, há 2 anos este índice não chegava a 9%.

POR FAIXA DE VELOCIDADE

Números totais apresentados pela Anatel, referentes ao fechamento do mês de janeiro de 2019 na imagem 1, já na imagem 2, podemos observar um gráfico de números de acessos em cada faixa de velocidade x tempo.


 

POR GRUPO

1º – Grupo América Móvel (Claro, Net, Embratel): 9.372.372 acessos
2º – Grupo Vivo: 7.561.152  acessos
3º – PROVEDORES REGIONAIS: 6.385.239 contratos
4º – Oi: 5.942.508 acessos

Os Provedores regionais já são o 3º Maior Grupo do país em participação do mercado de Banda Larga Fixa a alguns meses, deixando a Oi para trás na contagem de acessos ativos e este número vem crescendo constantemente.

 

POR REGIÃO

Na comparação entre janeiro de 2019 e janeiro de 2018, com exceção de Roraima que registrou perda de pouco menos de mil acessos, todos os outros estados tiveram aumento no número de contratos do serviço. Destaque para Ceará, Amazonas, Piauí, Bahia, Alagoas e Pará, todos com crescimento acima de 10% em 12 meses. As tabelas com os números de mercado da banda larga fixa estão no Portal da agência reguladora.

 

FONTE: Anatel | MHemann

 




Quer saber tudo sobre a Operação de Telefonia Fixa? Confira o nosso novo editorial que trata do assunto com especialistas do assunto.


 

DADOS DIVULGADOS EM OUTROS PERÍODOS:

https://www.engenheiromarcos.com.br/2019/01/veja-os-resultados-do-servico-de-banda-larga-fixa-no-brasil-no-encerramento-de-2018/

 

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/08/banda-larga-no-brasil-sao-dos-provedores-regionais/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/12/banda-larga-fixa-contratos-ativos/