Está aberto até o dia 14/09 (sexta-feira), o período de Coleta de Informações para Definições de Critérios para Identificação e Ordenamento de Pontos de Troca de Tráfego (PTT). Este é um espaço no qual a Anatel estará recebendo indicações de quais os PTTs que as grandes operadoras (indicadas pela agência como detentoras de Poder de Mercado Significativo, após esta coleta), terão obrigatoriedade de se conectarem com suas ofertas de referência no atacado.

 

Através desta coleta, que é prevista no Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), os interessados em participar com suas contribuições, poderão encaminhar alguns critérios técnicos e econômicos para a agência, que serão utilizados na definição dos PTTs.

 

A agência já aponta alguns dos critérios que entende que devem ser considerados, estes dados estão disponíveis em uma minuta no site da própria Anatel. Os critérios foram fundamentados em premissas retiradas de instrumentos e modelos internacionais, a fim de orientar as informações para definição de PTT. Entre estes critérios, estão:

  • Ter pelo menos 50 sistemas autônomos presentes;
  • Trocar no mínimo 10 Gbps de tráfego por mês;
  • Fazer peering (sem ônus) com pelo menos três provedores de conteúdo de grande porte, como: Google, Facebook, Microsoft, Globo, Mercado Livre, UOL, Yahoo, Blogspot, Wikipedia ou Netflix.

 

Além disso, os PTTs:

  • devem adotar TCP/IP em dual-stack IPv4/v6 (preferencial), IPv4 ou IPv6;
  • ter protocolo de Roteamento BGP com suporte a Número de Sistema Autônomo (ASN) público;
  • além de suporte a IPv4, IPv6 ou os dois simultaneamente (para conexões dual-stack).

 

Como citamos acima, só serão atendidos pelas grandes operadoras, por obrigatoriedade, os PTTs, estabelecidos pela Anatel após estudos dos dados levantados. E é por isso que está aberta esta coleta de informações, para que estes PTTs sejam apontados através de definições dos critérios técnicos e econômicos necessários.

 

MINUTA NA INTEGRA

http://www.anatel.gov.br/setorregulado/mercados-de-atacado/pontos-de-troca-de-trafego-ptt

 

Nesta primeira etapa de definição de PTT´s, serão coletadas dos interessados informações sobre critérios técnicos e econômicos para a identificação dos PTTs. Posteriormente, será feita uma outra coleta de informações para que os interessados a compor o modelo se manifestem.

 

As informações dos interessados ou dúvidas deverão ser enviadas pelo e-mail  [email protected] no período de 3 a 14 de setembro de 2018.

 

FONTE: Anatel | Mhemann