Foi inaugurado oficialmente neste mês de setembro, o PTT Fortaleza/CE. O novo Ponto de Troca de Tráfego construído com investimentos da Globenet (que contou com parceria do NIC.br) traz expectativas, para a empresa, deste ser o segundo maior IXP do país.

Foram mais de R$ 3 milhões investidos pela Provedora de Capacidade, que agora, estima a vinda das operadoras de rede e provedores de Internet no Nordeste que agora podem efetuar troca de tráfego de maneira local. A Globenet aguarda que estas empresas aproveitem a nova infraestrutura e as saídas que a empresa possui por meio de cabos submarinos que chegam até a praia do futuro em Fortaleza. A cidade vem se estruturando nos últimos anos para suportar grandes capacidades de tráfego e vem se tornando um importante HUB brasileiro.

O novo ponto de interconexão central no ponto de troca de tráfego (PTT) de Fortaleza, teve local escolhido por conta de um data center da empresa, que hospeda a infraestrutura de Internet nacional para o intercâmbio de tráfego nas regiões Norte e Nordeste.

Um fato importante a ser lembrado, como falamos acima, é que a capital cearense é a ponta de saída do País de vários cabos submarinos, como o cabo da própria GlobeNet, que liga Estados Unidos, Ilhas Bermudas e Venezuela ao Brasil; e o sistema Monet, uma parceria entre Google, Algar Telecom, Angola Cables e a operadora uruguaia Antel.

Também o recém anunciado, Sistema Malbec, também da Globenet, mas desta vez em parceria com o Facebook.

Todo este movimento na região irá beneficiar, não só, o projeto de expansão da empresa no norte e nordeste do país, mas também a oferta de serviços para os Provedores Regionais e também aos fornecedores de conteúdo que aderirem ao Ponto localizado na capital cearense.

 

“A proposta da parceria foi a de ampliar as opções de conectividade ao IX.br em Fortaleza, inclusive tentar atrair para o PIX da Globenet as empresas dos cabos submarinos”, disse Milton Kashiwakura, diretor de Projetos Especiais do NIC.br.

 

O NIC.br apostou na parceria com a Globenet para também fazer um outro movimento inédito, o de replicar no local a sua infraestrutura de registro de domínio, hoje dividida entre dois pontos em São Paulo. O núcleo ainda usará o ponto para implantar sua primeira infraestrutura de serviço completa fora de São Paulo.

 

“Se tivermos qualquer problema em São Paulo, teremos o backup completo em Fortaleza”, comentou o diretor do NIC.br.

 

+ CONEXÕES

A GlobeNet oferece conectividade com rotas de baixa latência direta e infra-estrutura de TI avançada nas suas estações de cabos e datacenters. Ainda comanda uma rede de cabos submarinos com mais de 23.500 quilômetros que atende clientes nas Américas.

Como comentado acima, o mais novo projeto da empresa visa interligar o Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. Em maio, a empresa anunciou a parceria com o Facebook para a construção de um novo cabo submarino de cerca de 2500 quilômetros. O projeto que iniciou neste mês de setembro irá conectar as três cidades com um ramal em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Batizado com o nome “Malbec”, ele terá as duas empresas como coproprietárias do sistema cuja operação ficará a cargo da Globenet.

 

A estratégia da empresa é o aumento da demanda por empresas que possam receber, transmitir, transportar dados e armazenar conteúdo. Atualmente a empresa já possui grandes ISPs nas suas redes e se aprimora para atender as necessidades destes provedores.

 


ATENÇÃO PROVEDORES – EVENTO REGIONAL EM FORTALEZA

A MHemann estará participando de um evento regional com os provedores de acesso do Ceará no dia 25 de Outubro. A Expedição Future ISP – Encontro Regional de Provedores, acontece em Fortaleza no Hotel Vila Galé.

O evento tem engrada gratuita para os ISPs e contará com expositores de diversos seguimentos voltado exclusivamente para o mercado de telecomunicações.

 

Para maiores informações ou Inscrições acesse:

https://expedicao.futureisp.com.br/

 

Aguardamos a sua visita para conhecer os nossos serviços, retirar uma lembrança com a nossa equipe e trocar experiências sobre o mercado de ISPS. Participe!

 


 



 

OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS AO TEMA EM NOSSO SITE:

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/09/sistema-malbec-cabo-submarino-globenet-e-facebook/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/12/ptt-fortaleza/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/07/rede-optica-de-transmissao-padtec-ce/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/06/cabo-monet/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/09/ptt-ms/