Foi inaugurado oficialmente neste mês de setembro, o PTT Fortaleza/CE. O novo Ponto de Troca de Tráfego construído com investimentos da Globenet (que contou com parceria do NIC.br) traz expectativas, para a empresa, deste ser o segundo maior IXP do país.

Foram mais de R$ 3 milhões investidos pela Provedora de Capacidade, que agora, estima a vinda das operadoras de rede e provedores de Internet no Nordeste que agora podem efetuar troca de tráfego de maneira local. A Globenet aguarda que estas empresas aproveitem a nova infraestrutura e as saídas que a empresa possui por meio de cabos submarinos que chegam até a praia do futuro em Fortaleza. A cidade vem se estruturando nos últimos anos para suportar grandes capacidades de tráfego e vem se tornando um importante HUB brasileiro.

O novo ponto de interconexão central no ponto de troca de tráfego (PTT) de Fortaleza, teve local escolhido por conta de um data center da empresa, que hospeda a infraestrutura de Internet nacional para o intercâmbio de tráfego nas regiões Norte e Nordeste.

Um fato importante a ser lembrado, como falamos acima, é que a capital cearense é a ponta de saída do País de vários cabos submarinos, como o cabo da própria GlobeNet, que liga Estados Unidos, Ilhas Bermudas e Venezuela ao Brasil; e o sistema Monet, uma parceria entre Google, Algar Telecom, Angola Cables e a operadora uruguaia Antel.

Também o recém anunciado, Sistema Malbec, também da Globenet, mas desta vez em parceria com o Facebook.

Todo este movimento na região irá beneficiar, não só, o projeto de expansão da empresa no norte e nordeste do país, mas também a oferta de serviços para os Provedores Regionais e também aos fornecedores de conteúdo que aderirem ao Ponto localizado na capital cearense.

 

“A proposta da parceria foi a de ampliar as opções de conectividade ao IX.br em Fortaleza, inclusive tentar atrair para o PIX da Globenet as empresas dos cabos submarinos”, disse Milton Kashiwakura, diretor de Projetos Especiais do NIC.br.

 

O NIC.br apostou na parceria com a Globenet para também fazer um outro movimento inédito, o de replicar no local a sua infraestrutura de registro de domínio, hoje dividida entre dois pontos em São Paulo. O núcleo ainda usará o ponto para implantar sua primeira infraestrutura de serviço completa fora de São Paulo.

 

“Se tivermos qualquer problema em São Paulo, teremos o backup completo em Fortaleza”, comentou o diretor do NIC.br.

 

+ CONEXÕES

A GlobeNet oferece conectividade com rotas de baixa latência direta e infra-estrutura de TI avançada nas suas estações de cabos e datacenters. Ainda comanda uma rede de cabos submarinos com mais de 23.500 quilômetros que atende clientes nas Américas.

Como comentado acima, o mais novo projeto da empresa visa interligar o Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. Em maio, a empresa anunciou a parceria com o Facebook para a construção de um novo cabo submarino de cerca de 2500 quilômetros. O projeto que iniciou neste mês de setembro irá conectar as três cidades com um ramal em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Batizado com o nome “Malbec”, ele terá as duas empresas como coproprietárias do sistema cuja operação ficará a cargo da Globenet.

 

A estratégia da empresa é o aumento da demanda por empresas que possam receber, transmitir, transportar dados e armazenar conteúdo. Atualmente a empresa já possui grandes ISPs nas suas redes e se aprimora para atender as necessidades destes provedores.

 


ATENÇÃO PROVEDORES – EVENTO REGIONAL EM FORTALEZA

A MHemann estará participando de um evento regional com os provedores de acesso do Ceará no dia 25 de Outubro. A Expedição Future ISP – Encontro Regional de Provedores, acontece em Fortaleza no Hotel Vila Galé.

O evento tem engrada gratuita para os ISPs e contará com expositores de diversos seguimentos voltado exclusivamente para o mercado de telecomunicações.

 

Para maiores informações ou Inscrições acesse:

https://expedicao.futureisp.com.br/

 

Aguardamos a sua visita para conhecer os nossos serviços, retirar uma lembrança com a nossa equipe e trocar experiências sobre o mercado de ISPS. Participe!

 


 



 

OUTRAS MATÉRIAS RELACIONADAS AO TEMA EM NOSSO SITE:

Novo Sistema Malbec ligará Brasil e Argentina através de Cabo Submarino da GlobeNet em parceria com Facebook

PTT Fortaleza é anunciado como possível segundo IXP mais importante do país

Padtec inaugura escritório em Fortaleza (CE) visando acompanhar alta no mercado do Nordeste comandada por ISPs

Cabo Monet do Google entra em operação conectando Brasil aos Estados Unidos com alta capacidade

Provedores do Mato Grosso do Sul contarão com primeiros PTTs do estado