A Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE, que atua no Estado do Rio Grande do Sul, irá iniciar em setembro a sua ação piloto para o seu projeto de reordenamento de postes. Esquipes da CEEE irão realizar uma análise criteriosa dos postes, onde há cabos de empresas que possuem contrato de compartilhamento de infraestrutura com a CEEE, entre elas, as empresas de telecomunicações (Provedores de Internet, de telefonia e TV por assinatura).

A ação irá resultar no ordenamento das estruturas, mantendo somente os cabos e equipamentos das empresas que possuem contrato de compartilhamento com a Companhia, removendo as instalações clandestinas, inativas ou com irregularidades caso as empresas notificadas não realizem a adequação.

O anúncio de início da ação foi realizado durante uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, 22/08, na Sede da CEEE, em Porto Alegre-RS.

O Diretor da MHemann, Eng. Maurício Cardoso Dambros esteve presente na coletiva para acompanhar de perto o projeto e trazermos em primeira mão a divulgação desta ação para todos os provedores regionais.

Assessoria para Provedores Regionais

Eng. Maurício Cardoso Dambros – Diretor MHemann

 

PROJETO PILOTO

O projeto piloto terá início nas avenidas Borges de Medeiros e Padre Cacique e está sendo organizado junto aos envolvidos desde dezembro do ano passado. A Companhia, junto a Anatel e as empresas notificadas realizaram encontros para tratar de questões técnicas e trocar informações para este projeto.

As fiscalizações prévias serão realizadas a fim de evitar ao máximo o desligamento de clientes cujas prestadoras de serviço estejam com contratos em vigor junto à CEEE, mesmo que elas ainda não tenham passado o mapeamento dos pontos que utilizam. Essas empresas têm até o fim deste mês (julho) para informarem a concessionária de energia sobre os locais em que seus equipamentos estão instalados.

O objetivo da Companhia é fazer o reordenamento dos cabos, garantindo maior segurança para a população e para quem trabalha nos postes, além de melhorar o impacto visual da cidade. Também, remover os cabos das empresas que realizam ocupação irregular ou clandestina destes pontos, deste modo, defendendo o compromisso com as empresas que operam dentro da regularidade e garantindo a justa competição no mercado.

O Diretor-Presidente do grupo, Sr Urbano, frisou que a Companhia irá evitar ao extremo que a operação deixe órgãos essenciais para a população sem o fornecimento de serviços de telecomunicações, por exemplo, locais de ensino, saúde ou segurança.

 

Urbano Schimitt, O Diretor-Presidente do Grupo CEEE, pontuou que, “Este é um importante passo para a regularização do uso dos postes, o que traz benefício para a cidade, para a população e para as empresas corretamente estabelecidas. Essa organização das nossas estruturas, permitirão que os contratos sejam respeitados e, consequentemente, nossos clientes e os dos parceiros, também”.

Diretor Presidente do Grupo CEEE – Antônio Schimitt

AVISOS

Atualmente a Companhia possui 76 empresas com contrato de compartilhamento de infraestrutura em Capital gaúcha. Todas estas empresas foram notificadas no mês de julho através de cartas com aviso de recebimento, via e-mail e reforço por telefone em alguns casos, no entanto, apenas 6 destas empresas deram retorno para a CEEE, e destas, apenas 5 repassaram as informações, e 2 delas se dispuseram para acompanhar o processo.

 

Daniel Vargas de Farias, diretor de Distribuição,  chamou a atenção para a necessidade de as empresa que ainda não se manifestaram identificando os pontos que utilizam regularizarem sua situação. “Estamos tomando todas as precauções no sentido de que o impacto para a população seja o menor possível e também de alertar a população deste trecho da Borges de Medeiros e da Padre Cacique que, ainda assim, porventura tiveram algum transtorno, saibam o que está acontecendo e possam cobrar da sua prestadora de serviço essa regularização”, orientou.

 

Diretor de Distribuição CEEE – Daniel Vargas de Farias

 

Entidades como Procon, Ministério Público, Fiergs, Anatel e prefeitura de Porto Alegre participaram de diversos momentos da discussão, inclusive contribuindo na construção de uma solução para o problema. Tão logo as duas fiscalizações prévias sejam feitas, em setembro, e todos os movimentos de regularização voluntária sejam esgotados, a retirada do cabeamento será feita.

 

CRONOGRAMA

No site da CEEE, está disponível o cronograma das ações de regularização proposto pela companhia. Estão numeradas as 6 primeiras ações de fiscalização, adequação e reordenamento de ocupantes, mas somente a 1ª ação está com o período de andamento, em função deste se tratar do projeto piloto do projeto.

 

1ª Ação de Fiscalização, adequação e Reordenamento de ocupantes

Os Logradouros abrangidos na 1ª fase da ação serão nas Avenidas Borges de Medeiros e Padre Cacique. O cronograma desta primeira fase foi dividido em 3 partes:

1-    Período entre os dias 02/07/2018 à 17/07/2018

Concedido para que as empresas ocupantes forneçam sua base cadastral no trecho de fiscalização. Este processo acontece via preenchimento de um documento disponibilizado pela CEEE no link abaixo:

http://www.ceee.com.br/pportal/ceee/Component/Controller.aspx?CC=97618

 

2-    Período entre 02/07/2018 à 31/08/2018

Concedido para que as empresas ocupantes realizem a adequação de suas redes/ equipamentos e providencie a retirada dos equipamentos inutilizados.

 

3-    Período entre 01/09/2018 à 30/09/2018

Onde serão retiradas as redes/ equipamentos instalados em desacordo com as normas de execução/ instalação, e que não estejam identificados.

 

Os outros 5 logradouros das primeiras 6 ações, respectivamente elencados são: Avenida Dom Pedro II, Avenida Augusto Meyer e Avenida Carlos Gomes na 2ª ação; Avenida Assis Brasil, na 3ª ação; Avenida Ipiranga, na 4ª ação; Avenida Protásio Alves, na 5ª ação; e Avenida Bento Gonçalves, na 6ª ação.

A companhia ainda não divulgou as datas para os trabalhos nestas regiões. Mas que todas as ações passaram pelos mesmo períodos de avisos prévios para adequação, preenchimento de documentações e acompanhamento das ações.

 


A MHemann estará divulgando novas ações desta operação de ordenamento de postes. Para saber mais sobre o mercado de provedores ou o que acontece de novidade no setor, acompanhe nosso blog.

 

MHemann Projetos que Otimizam. 15 Anos de Assessoria e Consultoria para Provedores Regionais.



CONFIRA EM NOSSO BLOG OUTROS POSTS SOBRE O TEMA

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/08/ordenamento-de-postes-celpe/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/06/cabos-clandestinos-eletropaulo/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/05/fiacoes-de-telecomunicacoes-terao-limpeza/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/04/comissao-da-anatel-determina-limpeza-de-postes/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/04/reordenamentodecaboscoelba/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/07/companhia-paulista-inicia-reordenamento-de-postes-em-toda-sua-area-de-abrangencia/