A Celpe – Companhia Energética de Pernambuco, realizou um levantamento, no mês de julho, para mapear a situação de seus postes nos municípios da região conhecida como a Grande Recife. Ao todo, foram estudadas as redes de 9 cidades. São elas: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata e Recife.

Esta operação identificou que mais de 400 empresas instalaram redes em postes de maneira irregular na região, sem contrato com a concessionária de energia. Para se ter ideia, a capital pernambucana (Recife), possui mais de 117 provedores de banda larga catalogados pelo estudo, e a companhia registrou que apenas 19 destes estão com contratos de regularidade para uso dos postes.

 

A OPERAÇÃO

A Celpe realiza estes formatos de estudos devido a sua constante operação de ordenamento de postes, que resultam na limpeza das redes após a remoção das instalações clandestinas estudadas. Durante estas ações de fiscalização, que são periódicas, a concessionária notifica as empresa que possuem contratos de compartilhamento de postes e estão aptas legalmente para a ocupação.

O aviso em período prévio às companhias, é para que revisem suas identificações nos fios e equipamentos de rede ou que regularizem alguma outra situação. As demais instalações clandestinas tem seus cabos cortados e removidos pela distribuidora de energia.

 

As ações preventivas de ordenamento visam o cumprimento dos padrões técnicos exigidos pela Celpe aos provedores de internet, o que impacta diretamente na redução da poluição visual e garante que as normas de segurança estão sendo seguidas. Trabalhamos com tolerância zero às instalações irregulares, e estamos intensificando as atividades de combate ao desvio padrão na instalação de cabos de internet em nossos postes”, pontuou o Gerente Operacional da Concessionária, Evandro Simões.

 

O Gerente Operacional também relata que a Celpe vem fazendo um trabalho a mais de 3 anos na supervisão e coordenação das suas redes, pra regularizar as situações de excesso de fiação de empresas de telefonia e de internet. A distribuidora que tem projetos de ordenamento contínuo nas redes, já removeu mais de 25 Toneladas de fios desde o início destas operações. Em 2018 já foram mais de 7 Toneladas de fiações removidas.

 

A companhia ainda não divulgou as datas e nem por quais localidades iniciará sua nova ação de limpeza de fiações irregulares. Apenas foi divulgado que as empresas que estão regulares receberão suas notificações para a manutenção da rede.

 

RESULTADOS DE 2017

No ano passado a Celpe removeu 15 toneladas de fios irregulares que estavam instalados clandestinos em postes da concessionária. Foram mais de 100 Km de linhas de transmissão revisadas e catalogadas cerca de 1400 irregularidades em postes.

 

BAHIA

A poucos meses a Coelba retomou suas ações no estado da Bahia, a companhia já atua com mais intensidade neste serviço desde 2015.

Atualmente, a Coelba compartilha 1.038.000 postes com 37 empresas de telecomunicações em todo o estado da Bahia. Em 2017, foram gastos R$ 3,94 milhões com o ordenamento de cabos de uso mútuo. Foram ordenados 40,4 quilômetros de rede e removidos 8,5 quilômetros de cabos.

 

SANTA CATARINA

Outro estado que teve operação de ordenamento de postes foi Santa Catarina. A região de Balneário Camboriú passou recentemente por limpeza das fiações de telecomunicações irregulares em seus postes.

O mutirão foi organizado pela COSIP (Custeio de Serviços de Iluminação Pública) e contou com a participação da CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e das operadoras e provedores de telecomunicações da região atingida pela ação.

 

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as notícias e atualizações do mercado de provedores regionais no Brasil.

 

FONTE: Jornal do Commercio | Mhemann



Outras Notícias Relacionadas em nosso Blog sobre esse tema:

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/04/reordenamentodecaboscoelba/

 

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/07/companhia-paulista-inicia-reordenamento-de-postes-em-toda-sua-area-de-abrangencia/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/06/cabos-clandestinos-eletropaulo/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/05/fiacoes-de-telecomunicacoes-terao-limpeza/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/11/fiscalizacoes-da-anatel-em-2017/