Aconteceu entre os dias 24 e 26 de Julho o Google Cloud Next ’18, o evento realizado na cidade de São Francisco (EUA) é desenvolvido pela gigante da inovação e traz grandes novidades ao mercado mundial.

O Next 2018 foi palco de diversos lançamentos do Google para sua plataforma em nuvem. Algumas das frentes que tiveram destaque na edição deste ano foram os avanços com Inteligência Artificial, automações e utilização de containers. Também foram anunciadas tecnologias para o desenvolvimento de IoTs, como o novo chip Edge TPU, e ainda o lançamento do Google Voice, uma plataforma com o serviço de Comunicação Unificada via Voice para o G Suite.

“Os lançamentos fazem do Google único provedor de serviços de nuvem com integração própria na nuvem, no hardware e na borda da rede”, Injong Rhee, vice-presidente de IoT dou Google Cloud.

Elencamos abaixo algumas das principais tendências apresentadas neste evento, para conferir tudo que aconteceu no Next ’18 acesse o site do evento descrito no final deste Post.

 

CHIP PARA IOTs

Um dos lançamentos que mais despertou olhares para o futuro, foi um chip para equipar os dispositivos de internet das coisas (IoTs). O chip foi batizado de Edge TPU, e pode ser embutido em vários dispositivos que já existem no mercado hoje, mas a maior expectativa é o seu uso na grande gama das futuras fabricações do mercado.

O Edge TPU funciona basicamente rodando modelos de machine learning, enviados pela nuvem do Google na borda da rede. Ele então processa as informações coletadas pelos dispositivos e aplica modelos prontos de aprendizado para uma tomada de decisões autônomas dos equipamentos.

 

CONTAINERS

Outra das novidades apresentadas foi a Cloud Services Platform. Uma plataforma de gerenciamento de todas as funcionalidades de nuvem compartimentalizadas (em containers) para empresas. Através de uma nuvem hibrida, a plataforma apresenta toda a conversação que as aplicações em uso tem entre si, tudo com um apelo visual muito pratico e inteligente.

Um lançamento que também teve destaque foi o GKE On-Prim. O produto se trata de um motor capaz de rodar aplicações em containers kubernetes para empresas que desejam manter seus sistemas on-premise, sem precisar recorrer à nuvem.

 

PARCERIAS

Com vista de explorar o mercado corporativo em diferentes formas, o Google apresentou várias destas inovações com tecnologias que utilizam código aberto, além de tudo, a comercialização poderá ser direta por parceiros destes desenvolvimentos.

Uma das parcerias anunciadas, foi com a Cisco. O lançamento que a fabricante que equipamentos de rede fará com compatibilidade ao Google Cloud Services Platform, tem previsão para agosto deste ano. O produto permitirá a companhias que usam nuvem privada migrar para a nuvem pública.

A Cisco também informou que irá integrar sua plataforma de colaboração Webex à do Google. Com esta solução, a plataforma passará a marcar compromissos no Google Calendar e a oferecer acesso ao G Suite a partir do Webex Team Spaces.

Em contrapartida, será possível a empresas habilitar no Android a realização de chamadas e videoconferência nos smartphones corporativos.

 

INTELIGENCIA ARTIFICIAL

Um dos principais lançamentos onde o Google mostrou diferencial frente ao mercado, foi no seu projeto de AI. O anuncio da 3ª versão do Cloud Tensor Processing Unit, um hardware criado especialmente para realizar o processamento de instruções de machine learning.

O Google também apresentou as melhorias do Cloud AutoML, uma ferramenta que automatiza o desenvolvimento de soluções de machine learning.

Nesta ferramenta, a companhia acrescentou o Auto ML Natural Language e o AutoML Translation. O primeiro prevê o treinamento de máquina para reconhecer expressões e conceitos específicos de uma indústria, a aplicação promete ter um fato de privacidade diferenciado ao usuário. Nada do que for alcançado pelo desenvolvedor que usa o AutoML Natural Language, tão pouco as informação que levou ao reconhecimento de uma expressão, será compartilhado com outros usuários.

Já o segundo leva estes reconhecimentos de expressões para o aplicativo. Dessa maneira, é possível aplicar o treinamento realizado com sucesso em uma interface de contato direto com o cliente, com suas equipes ou qualquer uso da aplicação.

Os recursos já estão disponíveis na Google Cloud para os clientes da companhia, apenas na versão beta e em inglês.

 

Site do Evento: https://cloud.withgoogle.com/next18/sf/

A próxima edição do evento acontece no Japão, na cidade de Tokio nos dias 19 e 20 de Setembro. A próxima será na Inglaterra, na cidade de Londres, nos dias 10 e 11 de Outubro.

 

Acompanhe o nosso Blog para acompanhar atualidades e tendências de mercado. Tudo que acontece em eventos de inovação, lançamentos do setor e novas tecnologias.



OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS COM EVENTOS DE TECNOLOGIA:

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/07/iii-missao-tecnica-mhemann-china-coreia-do-sul-2018/

 

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/08/2437/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/09/curso-gestao-de-negocios-para-provedores/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/10/curso-internetsul-2017/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/10/curso-aligera-sobro-stfc/