O dia 17 de Maio é marcado pelas comemorações em torno do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação. O fator de transformação social que as telecomunicações possibilitaram, favoreceram para sua relevância ao ponto de ganhar um dia dedicado a sua celebração.

No caso do Brasil o tema é comemorado em 2 dias, pois aqui também é celebrado o Dia Nacional das Telecomunicações ou das Comunicações, em 5 de Maio, data de nascimento de Marechal Candido Rondon (Patrono das Comunicações).

As comunicações fazem parte da nossa rotina diária conforme recentemente disse a Anatel. É um programa de TV ou de rádio, uma chamada de telefone fixo ou móvel; um e-mail, texto, foto ou vídeo, “e-tudo” via internet, pelo computador ou celular (fazemos muito); todas oportunidades modernas imediatas da tecnologia da informação e da comunicação.

A aproximação global acelerada, disseminação de conteúdos com acesso livre, possibilidades de comunicação em múltiplas áreas do conhecimento estimulando cooperação social e o término das fronteiras foram algumas das barreiras quebradas pela força da telecom. A data internacional para esta celebração, é adotada desde 1865, data em que a União Telegráfica Internacional foi fundada. Posteriormente, na década de 30, transformou-se em União Internacional de Telecomunicações (UIT).

O dia mundial das telecomunicações também serve como um momento de reflexão sobre inclusão e a crescente estratificação digital entre aqueles que detém acesso às tecnologias e os que nem mesmo remotamente foram atingidos por esta revolução. Lembrar que essas facilidades nos foram concedidas como resultado de uma longa evolução.

Essa evolução mostra como o seu desenvolvimento e a sua industrialização se acoplam. A inovação tecnológica, rebocando a regulatória (deveria ser ao contrário), e o advento de mercados com escala sempre apreciam o sucesso simbiótico.

Assim, dentre as surpresas tecnológicas inevitáveis, o mundo degusta uma mudança de forma, natureza e estrutura de se informar e se comunicar. Mas, essa mudança requer atenção de empresários, gestores públicos e legisladores, de forma prática e estratégica no Brasil.

Por fim, é necessário que todos e todas se conscientizem do impacto que as tecnologias da informação e da comunicação causam no ambiente político, econômico e social de cada cidadão.

 

Retomando algumas datas importantes para as telecomunicaçãos, a  MHemann volta no tempo e apresenta uma breve linha do tempo.

1840 – Samuel Morse registra a patente do telégrafo elétrico. Baseado em um código binário de pontos e traços (o chamado Código Morse), mensagens eram enviadas rapidamente a grandes distâncias. A repercussão foi imediata, em pouco tempo o mundo todo estava utilizando o telégrafo.

1850 – Um cabo submarino construído no canal da mancha liga França e Inglaterra para transmissões telegráficas.

1866 – O primeiro cabo submarino transatlântico para transmissões telegráficas é construído ligando Europa à América! Um grande avanço, diminuindo a distância geográfica entre países.

1865 – No dia 17 de maio é fundada em Paris a União Telegráfica Internacional. Na década de 30, transforma-se na União Internacional de Telecomunicações (UIT).

1876 – Alexander Graham Bell registra a patente do telefone. A invenção do telefone foi revolucionária, o aparelho contém um microfone que converte as ondas sonoras (voz humana) em impulsos elétricos.

1879 – D. Pedro II autoriza o funcionamento da primeira Empresa de Telefonia no Brasil. Os primeiros telefones começam a funcionar na cidade do Rio de Janeiro.

1890 – Heinrich Hertz fez mais uma descoberta importantíssima: as ondas eletromagnéticas! Que permitiu futuramente a invenção do rádio! Tornou-se extremamente popular depois da primeira guerra, era o início da era de ouro do rádio!

1922 – Primeira transmissão radiofônica no Brasil.

1926 – Inglaterra e os Laboratórios Bell, nos Estados Unidos, apresentam pela primeira vez a televisão.

1950 – Assis Chateaubriand foi o responsável por trazer a televisão para o Brasil. O primeiro programa da TV brasileira aconteceu no dia 18 de Setembro, e foi transmitido pela TV Tupi.

1958 – Com o objetivo de impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico e militar nasce a ARPA – Advanced Research Projects Agency – que precursora da Internet.

1976 – Steve Jobs apresenta o primeiro computador pessoal, o “Apple Computer”.

1978 – A telefonia móvel celular é ativada no Japão. As estações de telefone móvel são interligadas entre si, por cabos de fibra ótica ou por ondas de rádio terrestres e o sinal recebido pelo telefone móvel vem dessas estações.

1993 – Moisac, o primeiro grande navegador gráfico é apresentado ao público.

1995 – A Rede Mundial de Computadores, a internet, é implantada no Brasil.

LEMBROU DE OUTRAS DATAS? COMENTA LÁ NO NOSSO FACEBOOK OU ENVIA IMBOX PARA NÓS.

 

MATERIAS ANTERIORES SOBRE O TEMA:

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/05/dia-mundial-das-telecomunicacoes/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2016/04/1660/