Nos últimos dias a Telebras lançou um projeto para conectar seu backbone a todos os PTTs (pontos de troca de tráfego) do IX.br.

Segundo o anunciado, serão 31 PTTs no País, e cada localidade receberá links de “centenas de Gbps”. Neste universo estão ainda os Sistemas Autônomos, que no Brasil a estimativa é de mais de 5.323 provedores atualmente.

Uma das intenções é que o projeto também traga retornos financeiros para a companhia, ampliando a utilização da rede própria com a mesma estrutura já instalada. A promessa, segundo o diretor comercial, Rômulo Barbosa, é de que a empresa faça “um investimento que aumentará nossas receitas sem impacto nos custos operacionais, resultando em alta rentabilidade do projeto”.

Maximiliano Martinhão, presidente da Telebras, afirmou em comunicado que o projeto permitirá melhora na qualidade de Internet, especialmente em latência e disponibilidade, ao descentralizar o tráfego para fora de São Paulo, onde há o PTT de maior capacidade.

 

“O Brasil já está maduro para isso e precisa expandir seus horizontes na área da informação de forma racional e segura”, disse.

 

A expectativa do NIC.br é que a parceria com a Telebras promova o crescimento dos PTTs e do IX.br.

 

OS PROVEDORES

Com isso, esperam que os provedores de acesso de Internet ganhem agilidade para se conectar a qualquer ponto de troca de tráfego. A entidade diz que o provisionamento será rápido, uma vez que “a infraestrutura já está preparada”.

Telebras

“A conexão da rede Telebras aos Pontos de Troca de Tráfego é de fundamental importância para uma melhor prestação de serviços de acesso à internet, otimizando o uso da rede e aproximando dos usuários os principais conteúdos disponibilizados na rede mundial”, acrescenta o gerente de Planejamento, Controle e Inovação da Telebras, Roberto Pinto Martins.

Pontos de troca de tráfego são estruturas de Internet que melhoram a eficiência, aumentam a segurança e incrementam a resiliência da rede. Um ponto de troca, entretanto, exerce uma força de atração proporcional ao seu tamanho, o que só faz com que cresça cada vez mais. Os interessados em trocar tráfego tem que buscar meios de chegar aos pontos de maior concentração e, com isso, o desequilíbrio na rede aumenta. 

NIC.br

“Com a iniciativa da Telebrás em prover transporte entre diferentes pontos de tráfego, o provedor pode se manter conectado ao local geográfico que lhe for mais natural e próximo e, mesmo assim, conseguir participar das trocas que ocorrem em outros pontos: bastará contratar o transporte à Telebrás. Com isso a distribuição de tráfego torna-se mais homogênea e a estratégia dos participantes nos PTTs ganha facilidade. O NIC saúda a iniciativa e soma-se aos esforços por uma Internet no Brasil cada vez melhor”, diz Demi Getschko, presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br.

O diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br, Milton Kashiwakura, acrescenta que “a Telebras, com este projeto, irá acelerar o crescimento dos Pontos de Troca de Tráfego Internet (PTT) do NIC.br (IX.br). Os provedores de acesso de Internet ganharão em agilidade para se conectar a qualquer PTT através da rede da Telebras. O provisionamento será rápido, pois a infraestrutura já estará preparada”, enaltece.

ANID

“Queremos que os sistemas autônomos vizinhos conversem entre si. O local apropriado para esta conversa são os pontos de troca de tráfego. Com este projeto da Telebras, os provedores vão ter acesso aos PTTs, permitindo redução de custos, acesso à diversidade de conteúdos regionais e até compartilhamento de conteúdos globais, que estejam disponíveis localmente. É uma boa iniciativa da Companhia”, ressalta Percival Henriques, presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital – ANID.

ABRINT

O presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações – Abrint, Basílio Perez, afirma que vê com grande satisfação a iniciativa da Telebras. “O transporte até os Pontos de Troca de Trafego sempre foi uma bandeira que defendemos e a Telebras, assumindo mais esse papel, estará alavancando o desenvolvimento da Internet do Brasil. É uma forma de facilitar o trabalho de inclusão digital feito pelos provedores regionais”.

O cronograma do projeto ainda não foi apresentado, mas o assunto certamente será um dos temas mais aguardados para o setor neste ano. A MHemann estará trazendo atualidades sobre este assunto em sua continuidade. Siga nossos canais!

 

FONTES: Telebras/ MHemann/ Teletime

 

ACOMPANHE OUTRAS NOTÍCIAS RELACIOANDAS AOS PTTs em nosso BLOG:

https://www.engenheiromarcos.com.br/2018/02/ptt-eletronet/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/12/ptt-fortaleza/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/09/ptt-ms/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/08/nic-br-inicia-cobrancas-pelo-uso-ptt-sao-paulo/