Foi lançada ontem, 01/08, a consulta pública da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, que reúne as diretrizes e metas para a digitalização da economia brasileira nos próximos anos. A proposta foi formulada por um Grupo de Trabalho Interministerial, coordenado pelo MCTIC, e ficará sob consulta pública durante 30 dias. A versão final será enviada como minuta de decreto à Presidência da República.

Como você imagina a indústria do futuro? Esqueça todas as ideias de um ambiente digital distante da realidade atual. Por exemplo, em países como Estados Unidos e Alemanha, boa parte da indústria já trabalha com todas as decisões no chão de fábrica sendo tomadas pelas próprias máquinas, a partir de informações fornecidas em tempo real. A quarta revolução industrial já começou e empresas de todo o mundo e de diversos segmentos correm contra o tempo para entrar na era da chamada indústria 4.0.

O aumento da capacidade de armazenamento de dados é um dos desafios do Brasil para melhorar a segurança aos dados dos usuários finais, e a demanda em questão está prevista no Marco Civil da Internet. Atualmente a maior parte dos dados nacionais estão hospedados em data centers no exterior.

O Brasil detém 2,5% do tráfego da Internet no mundo, 40% do tráfego IP da América Latina e é o país latino americano com maior concentração de cabos submarinos. Entretanto, possui somente 0,9% dos Data Centers do mundo. No Brasil, para cada US$ 1 bilhão no PIB, há 0,022 data centers.

Implementar estruturas de rede no país e gerar maior segurança no ambiente digital estão entre as pautas desta consulta. O MCTIC pretende, entre outros, reverter o cenário nacional em relação às políticas digitais para reter negócios no país e evitar a perda de geração de valor na era digital.

 

QUAL O OBJETIVO DA CONSULTA PÚBLICA?

O objetivo em elaborar esta consulta é criar um ambiente que traga inovação e proporcione transformações na agricultura, comércio, nos serviços, na indústria e demais setores da economia, através de avanços da digitalização de processos produtivos e da capacitação do país para o que já é chamado de 4ª Revolução Industrial.

 

PARTICIPE (Click no link abaixo para abrir a consulta)

Consulta Pública

Consulta Pública

 

TEMAS DA PROPOSTA: A proposta tem dois eixos temáticos:

1) Habilitadores da Transformação Digital

– Infraestrutura de redes e acesso à internet;

– Pesquisa, desenvolvimento e inovação;

– Confiança no ambiente digital;

– Educação e Capacitação Profissional;

– Dimensão Internacional.

 

2) Transformação Digital

– Uma economia Baseada em dados;

– Um mundo de dispositivos conectados;

– Novos modelos de Negócio;

– Transformação Digital da cidadania e de governo.

 

Documento Base para a Consulta Pública

 

FONTE: MCTIC, Telesintese, Revista Exame