Telebras já tem controle total de operacionalizações do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégica (SGDC), lançado ao espaço em maio deste ano. Neste momento, o Satélite brasileiro está em fase de testes de rede e, segundo a Estatal, deve estar disponível para distribuição do serviço de Banda Larga ao usuário final a partir de setembro de 2017.

A empresa franco-italiana, Thales Alenia Space, responsável pela produção do Satélite para o Brasil, parabenizou o trabalho dos colaboradores da Telebras envolvidos no Projeto. O controle de operacionalizações do SGDC passa a ser em Brasília, na Sede da Telebras e no Centro de Operações Especiais do Satélite Geoestacionário (COPE-P).

Outro processo que interessa as empresas de telecom é o Edital de venda de capacidade de Banda Larga do Satélite. Recentemente adiado devido a destituição de cardo de Antonio Loss (Ex-Presidente da Telebras),o edital agora passa por adequação de texto, e deve levar em conta deliberações tomadas em reunião do Conselho Administrativo da Estatal, que aconteceu no início da semana (dia 03/07).

Em comunicado, o Secretário de Telecomunicações da Telebras, André Borges informou que nova data será divulgada para lançamento do Edital. André disse ainda que o texto terá apenas ajustes de redação. Mas não fez especificações de quais ajustes seriam feitos.

FONTE: Telebras, Teletime

Veja Imagens de Diferentes Etapas do Projeto