Projeto Xingu Conectado
Com desenvolvimento da Telebras e Prodepa, o Projeto Xingu Conectado levará banda larga para 12 municípios do Pará, na região amazônica do Xingu através de fibras ópticas. Com a criação da rede de 400 quilômetros o governo federal através do MCTIC, e o estado do Pará pretendem beneficiar cerca de 600 mil pessoas da região com acesso à internet.

 

A rede será implantada nas cidades de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Medicilância, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu e São Feliz do Xingu, e contará com capacidade de 10 Gbps expansíveis. O projeto Xingu Conectado partiu de iniciativas vinculadas com contrapartidas exigidas da empresa de energia Norte Energia, uma das responsáveis pela construção da Usina de Belo Monte.

 

Outro fator interessante do projeto é o compartilhamento da estrutura com os Provedores Regionais locais. O fornecimento de cabos de fibra óptica estão por conta de uma empresa paulista e a entrega deve ser concluída ainda em setembro.

Ao todo, o projeto Xingu Conectado é estimado em R$ 14 milhões. Sua estrutura ainda contará com backbone óptico e dois links de rádio de alta capacidade. Estes serão feitos nas cidades de Vitória do Xingu e Senador José Porfírio. A expectativa é que a rede esteja concluída até meados de 2018.

 

FONTE: ConvergenciaDigital, Telesíntese