A Velocidade Média da Banda Larga no Brasil vem crescendo ano a ano. Em 2017 no primeiro trimestre registramos 6,8 Mbps segundo o levantamento da State of the Internet da Akamai. Uma melhora de 51% em comparação com o mesmo período em 2016. Para comparar a anos anteriores, em 2013 nossa Velocidade Média era de 2,4 Mbps.

O Brasil nunca esteve tão próximo de alcançar a média mundial que são 7,2 Mbps. Atualmente ocupa a 79º colocação no Ranking Mundial de Velocidade em Banda Larga da Companhia Akamai.

Já entre as Américas o país ocupa o 6º Lugar no Ranking, atrás de Estados Unidos (18,7 Mbps), Canadá (16,2 Mbps), Uruguai (9,5 Mbps), Chile (9,3 Mbps) e México (7,5 Mbps).

Em relação à velocidade de pico, a média do Brasil foi de 46,5 Mbps, deixando o País em 84º no Ranking Geral (ou também sexto lugar no ranking das Américas). Neste recorte, o crescimento foi de 40%.

Pelo menos 63% das conexões brasileiras têm velocidade acima de 4 Mbps, um aumento de 43% no comparativo anual. Um estudo recente do IPEA e da Anatel apontou que apenas 369 municípios brasileiros possuem conexões com velocidades acima de 10 Mbps.

Mesmo com o crescimento na velocidade, a distribuição de Banda Larga no Brasil ainda demanda de atenção. Existem muitas regiões com ótimas oportunidades de expandir o mercado de atuação de empresas Telecom.

Fonte: Telesintese , Teleco