Já está funcionando no Interior do Paraná o serviço de alertas de desastres naturais fruto de parceria entre Defesa Civil, Anatel e Ministério da Integração.  Aproximadamente 103 mil habitantes das cidades de Prudentópolis, Querência do Norte, Rondon, Salto do Lontra e Santo Antônio do Sudoeste passam a receber, por SMS, alertas sobre Riscos de Ocorrências de Desastres Naturais, como chuvas fortes, alagamentos, enchentes e deslizamentos.

O sistema começou a funcionar em fevereiro desde ano em Santa Catarina, atendendo inicialmente 20 cidades que englobam mais de 500 mil habitantes. As cidades foram escolhidas devido a ocorrências de eventos meteorológicos com potencial de acidentes em suas localidades. Por exemplo, ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.

COMO RECEBER?

Basta que as pessoas realizem cadastro em seus celulares por meio de SMS enviado pelo próprio sistema aos habitantes das regiões de risco.

SMS enviado: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

O recebimento das mensagens é opcional.  Ao fim do registro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular.

 

 CUSTOS ZERO
Não tem custos ao Usuário, tanto de recebimento quanto de respostas. O Serviço de Alertas é todo custeado por empresas de Serviços de Telecomunicação.  A previsão das instituições é que o serviço de alertas esteja disponível em todo o país até o final de 2017.

Acompanhe o lançamento do Serviço e mais informações em nossa matéria início deste ano.

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/02/anatel-e-defesa-civil-implantam-sistema-de-alerta-por-sms/

 

FONTE:

http://www.anatel.gov.br/institucional/component/content/article?id=1639

http://convergecom.com.br/teletime/12/06/2017/alertas-de-desastre-naturais-por-sms-chegam-ao-interior-do-parana/?noticiario=TT

Siga a MHemann nas Redes Sociais

https://img.newoldstamp.com/s/ico/square/24/origin/facebook.png
  https://img.newoldstamp.com/s/ico/square/24/origin/twitter.png  https://img.newoldstamp.com/s/ico/square/24/origin/linkedin.png  https://img.newoldstamp.com/s/ico/square/24/origin/instagram.png