Em 17 de maio, comemora-se o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação. A celebração ocorre desde 1865, data em que a União Telegráfica Internacional foi fundada. Posteriormente, na década de 30, transformou-se em União Internacional de Telecomunicações (UIT).

A data rememora a importância da comunicação universal e da informação nas sociedades como meio transformador e estimulante de cooperação social através das fronteiras, além de evidenciar o esforço promovido pela UIT para coordenar o funcionamento e compatibilidade dos meios de comunicação do mundo.

Segundo Ban Ki-moon, secretário-geral das Organizações das Nações Unidas, a capacidade de transmitir informação com rapidez através de grandes distâncias possibilitou a ampliação exponencial das atividades humanas, desde o envio de mensagens pessoais até abordagens de assuntos coorporativos e governamentais.

Apesar da data comemorativa ser inicialmente associada com a criação do telégrafo, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu, em 2005, unificar a celebração com o Dia Mundial da Sociedade da Informação, popularmente chamado de “dia da internet”.

Mas a data também serve como momento de reflexão sobre inclusão e a crescente estratificação digital entre aqueles que detém acesso às tecnologias e os que nem mesmo remotamente foram atingidos por esta revolução. Em Manhattan há mais linhas telefônicas do que em toda a África, por exemplo. Claramente, o desafio à frente é enorme e disparidade no acesso à informação ainda preocupa, mas é exatamente por isso que esta data vem a ser tão importante para todos.

 

Veja também:

Brasil lança satélite que possibilitará acesso à banda larga em 100% do território nacional.

Dificuldades para expandir serviços de banda larga no Pará fazem políticos acionar Kassab

Governo brasileiro investe em estudo sobre o impacto da banda larga pública nos PIBs municipais