Em recente matéria da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, foi divulgada a existência 2,2 mil provedores de internet licenciados no Brasil, dados atualizados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Deste total, cerca de 78% das operadoras licenciadas são pequenas empresas enquadradas no Simples Nacional.

Atuando no mercado há mais de 15 anos, a MHemann entende que esta nova realidade só foi possível a partir da mudança da regulamentação, em 2013, quando também foi permitido às operadoras fornecerem o acesso à internet, e não apenas a venda da infraestrutura. Quando a internet chegou no Brasil, somente os provedores eram os responsáveis por conectar os usuários à internet.

Hoje em dia para uma empresa obter uma outorga ou licença de SCM, STFC e SeAC, para regularizar ou criar provedores de internet, junto à Anatel, não é necessário ser uma gigante do mercado. Maurício Cardoso, da MHemann, acredita que este número de pequenos provedores possa ser bem superior ao divulgado. “Estes provedores menores são os responsáveis por fazer a real inclusão digital no Brasil, pois as grandes operadoras estão focadas e concentradas nos grandes centros. Quem leva a internet para quem realmente precisa é o provedor local. Sabemos que a estrutura de regulação muitas vezes assusta o empreendedor que está iniciando a sua jornada em telecomunicações no Brasil, mas, para isso, conte com a MHemann para lhe auxiliar”.

Leia a matéria completa.