A provedora de internet sem fio Cambium afirmou ter quebrado, no início deste mês , o recorde de distância em um link de banda larga sem fio. Em um teste de conexão ponto a ponto realizado nos EUA, a empresa conseguiu estabelecer a comunicação – e transmitir um vídeo em HD e uma videochamada – entre um ponto em Pikes Peak, no Colorado, e outro em Cheyenne, no estado do Wyoming, a 245,8 Km de distância.

O teste de conexão direta, no entanto, não superou por muito o recorde anterior, de 243 Km. Ainda assim, é notável como o sinal, segundo a empresa, conseguiu passar sem maiores interferências por Denver, a capital e cidade mais populosa do Colorado.

Para os testes, a provedora usou dois conjuntos de rádios para conexão ponto a ponto (PTP) operando no espectro de 5 GHz, além de duas antenas parabólicas com quase um metro de diâmetro para receber o sinal. Roteadores tradicionais só foram utilizados para retransmitir a internet aos computadores e smartphones que participaram da videochamada e do streaming.

Sistemas do tipo, porém, não são muito voltados para o consumidor final, então é bem pouco provável que você tenha em casa aparelhos capazes de transmitir sinal a essa distância. Os clientes de marcas como a Cambium costumam ser operadoras, empresas da área de energia e mineração ou governos, que podem usá-los para levar internet a zonas rurais. O governo do Canadá inclusive fez um projeto nessa linha, com o objetivo conectar toda a província da Nova Escócia mais para o começo dos anos 2000.

Fonte: Matéria publicada no site http://info.abril.com.br/ em 07.08.2015