No dia 17 de abril de 2013 realizou-se na sede da Agencia Nacional de Telecomunicações – ANATEL em Brasília no Distrito Federal o Primeiro Fórum de Numeração e Qualidade. O evento contou com a presença das principais prestadoras de STFC do país.

E a equipe da MHemann esteve presente em mais este evento para trazer informações atuais sobre o que está ocorrendo em assuntos de Telecomunicação junto a Agencia Reguladora do segmento.

No encontro foi apresentado pela Anatel a possibilidade de haver uma licitação para a aquisição de CSP`s (código de seleção de prestadoras) que são num total de 9 que se encontram disponíveis.

Até o presente momento houve a manifestação do interesse de exploração destes CSP`s remanescentes por 41 prestadoras de todo o Brasil.

Ainda não há definição de uma data para que ocorra a licitação; porem já está sendo elaborada uma minuta que deve indicar os recursos de numeração, objeto do certame e as condições de sua utilização. O chamamento público está previsto ainda para este semestre.

Também no mesmo evento foi apresentado o novo formato de gestão de qualidade do STFC o RGQ – STFC que entra em vigor em 14 de junho de 2013 e que vem para substituir o antigo sistema Saci.

O foco deste novo sistema de controle de qualidade são as operadoras e concessionarias que possuem mais de 50 mil documentos de cobranças emitidos.

O conselho da Anatel emitirá um ato que irá determinar quais serão as prestadoras que deverão cumprir os informes do RGQ – STFC.

As prestadoras de STFC selecionadas receberão um comunicado da Agencia informando quais serão os indicadores a serem apresentados.

A primeira coleta de informações está prevista para o mês de agosto deste ano.

Equipe MHemann