Seu João é o dono de um trailer de lanches na cidade de Pelotas no RS chamado de Circulu’s Lanches, que na semana passada tive o privilégio de rever ao ir tomar umas cervejas com minha mulher. O seu trailer fica na rua ao lado da Universidade Católica, com mesas na calçada.
Ao conversar com ele, que sentou na nossa mesa com uma simplicidade e simpatia impressionante nos perguntando “se estava tudo bem”, ele me revelou princípios empreendedores muito interessantes, bem como persistência, competência e criatividade, capacidade de escutar o cliente e aproveitar as oportunidades.
Muito pobre, de origem humilde e recém casado, propôs ao seu irmão, que tinha uma pequena padaria, abrir em sociedade um ponto de venda de lanches ao lado da faculdade, pois entendia que era o ponto com muitas pessoas que tinham no lanche um alimento de baixo custo e de alta satisfação.
Com seu irmão , juntando poucas economias conseguiram comprar um pequeno trailer usado que media cerca de 2 x 2 metros ( pequeno mesmo) e ali então iniciou a vender lanches, cervejas e refrigerantes ao lado da faculdade.
Ele não tinha carro, andava de ônibus com sua esposa fazendo um longo trajeto de ida e vinda diária, tendo o ultimo ônibus as 1:30 da noite que partia para o Areal, bairro onde reside até hoje.
Quando começou a vender lanches já tinha concorrentes mais antigos que estavam ali há anos vendendo o mesmo que ele, ai o primeiro pensamento importante: “preciso ser e ter algo diferente deles”. ( Estratégia)
Foi então que observou que tanto ele como seus concorrentes fechavam perto de 1h da madrugada porque precisavam pegar o ultimo ônibus para seu bairro que partia as 1:30h ( situação atual) , e alguns clientes queriam ficar um pouco mais bebendo e comendo os lanches ( desejo do cliente).
Assim com a estratégia de inovar, de ter um diferencial, e entendendo a situação atual de seu negócio e percebendo a demanda e oportunidade do Mercado através do desejo de seu cliente, traçou uma estratégia:
“Vou comprar uma bicicleta, com um bagageiro que dê para minha esposa e eu; assim não preciso mais andar de ônibus, então, no dia que tiver clientes ainda consumindo, não perco minha venda, fecho mais tarde e satisfaço o desejo deles.”
Detalhe, do ponto onde fica seu trailer até onde mora no bairro Areal deve ter mais de 10km, imaginem depois de uma dia anterior de trabalho ainda ter forças para pedalar este trajeto carregando no bagageiro sua esposa.
Mas agora tinha um diferencial, fechava mais tarde que a concorrência, logo os clientes que saiam da concorrências a 1 h da madrugada porque ia fechar, observavam seu bar aberto e acabavam tomando umas saideiras ali, e no outro dia já nem iam para a concorrência, pois preferiam seu bar porque fechava mais tarde.
Com isto seu Joao já vendia 70 lanches por dia e fez uma proposta para seu irmão de comprar sua parte, ele concordou e vendeu em 36 vezes sem juros, coisas de irmão de verdade, hoje ele é o maior cliente do irmão ainda dono da padaria.
Ai seu Joao percebeu que tinha que ter um lanche diferente, e foi fazendo uns testes, um dia no final da noite fazia para ele mesmo provar um lanche que colocou vinho na carne e este cheiro despertou o interesse de um cliente assíduo, um médico-residente que no final da noite, exausto sempre fazia um lanche no trailer. Ele pediu para Sr. João fazer um igual, e é claro que avisando que o lanche era uma invenção e não constava no cardápio, nem pestanejou, entregou o próprio lanche que fez para ele comer, ansioso para ver a reação do cliente.
E não podia ser melhor, como resposta o cliente mandou fazer outro, na outra noite veio comer novamente, adorou e sugeriu colocar no cardápio, e como tinha um tanto de vinho sugeriu: “coloca este parceiro bebum ai no cardápio” , pronto produto novo definido e batizado, Bauru Bebum, hoje lanche de destaque, o preferido e um dos mais vendidos.
Ele me disse que tem Mostarda que custa R$ 5,50 o quilo mas ele compra uma ótima e paga R$ 17,80 o quilo, e só usa produtos de primeira linha, ele diz “para fazer um lanche de qualidade temos que usar produtos de qualidade”.
Seu João não estudou mais que o fundamental, mas tem em seu instinto conceitos importantes para a administração de qualquer negócio, hoje ele vende mais de 800 lanches por dia, tem uma tele entrega, emprega 55 pessoas, tem 2 filhas ,uma morando no Canada, seu trailer continua simples mas tem bem mais metros que o inicial, com cerca de umas 40 mesas na rua, ótimo atendimento, ótimo lanche, seus preços não são os mais baratos mas oferece cervejas de varias marcas, bem geladas ( de doer os dentes), servidas em copos de vidro limpos, e eu pude encontrá-lo ali, acompanhando o serviço e conversando e dando atenção aos clientes.
Estes conceitos são de um trailer de lanches, mas servem como luva para uma padaria, uma farmácia, um restaurante, e um Provedor de Internet com toda certeza, é um exemplo bonito de trabalho, dedicação, competência e sucesso, é uma ótima pedida para utilizar mais estes conceitos em nossos negócios.