O 38º Encontro de Provedores Regionais edição Porto Velho em Rondônia aconteceu no início desta semana (Dia 5) e trouxe novidades para 2018 no mercado de provedores.

O Diretor Executivo de Tecnologia da Informação e da Comunicação do Governo de Rondônia, Ronaldo Sawada Viegas, anunciou que a infovia estadual será aberta (Em EDITAL), para concessão a provedores regionais de serviços de telecomunicações.

A INFOVIA
A Infovia Rondônia, é composta por 320 quilômetros de Fibra Óptica, e ainda conta com conexões de rádio e satélite.

Nesta parceria a intenção é que os provedores administrem e mantenham o backbone. Ainda existe a possibilidade de comercialização dos pares de fibras excedentes.

Viegas informa que está na Assembleia Legislativa, com previsão de votação ainda este ano, uma lei que “transforma a Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae) em uma espécie de prestadora de serviço de comunicação multimídia – SCM”.

Aprovada a lei, em janeiro começa uma série de 14 audiências públicas para evoluir o modelo de parceria. A primeira audiência será no município de Auriquemes e a última, em Porto Velho.

O diretor adianta que estão sendo discutidos, com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com o Gartner, os critérios para participação do edital:

“Temos que ter muito cuidado para definir as regras da concorrência para não prejudicar o mercado como um todo”.

Fonte: PontoISP

Leonardo Ferreira Carneiro, Ronaldo Sawada Viegas, Áurea Lopes e Hélio Fonseca. Créditos Imagem: PontoISP

 

QUAL A PARTICIPAÇÃO DO PROVEDOR?

No momento, a ideia é que o provedor assuma a gestão e a manutenção da rede de 18 pares de fibra, que vai atender escolas e órgãos públicos, podendo comercializar a capacidade excedente, cerca de 7 pares.

De acordo com Viegas, a concessão será por um período acima de dez anos, podendo ser renovada.

Também será permitido a associação das pequenas empresas em consórcios.

Ainda não há definição dos prazos para cadastramento dos interessados, mas os provedores serão comunicados diretamente, diz o diretor.

 

FONTE: PontoISP

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS À PROVEDORES REGIONAIS

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/11/associacao-paraense-de-provedores/

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/12/provedores-regionais/