O NIC.br disponibilizou uma versão em PDF do Livro – Laboratório de IPV6. O material trata-se da versão mais atualizada sobre Internet Protocol (IP), padrão utilizado por todos os computadores ligados à internet.

Além disso com o intuito de fomentar o ensino de IPv6 pelo país, o NIC.br está doando livros de IPv6 para as bibliotecas das Instituições que possuem cursos voltado para a área de Redes de Computadores.

 

SOBRE O LIVRO

O livro foi desenvolvido pelos membros do projeto IPv6.br. Seu conteúdo apresente, por meio de uma abordagem prática, os principais conceitos do protocolo IPv6.

Para obter proveito máximo desse material aconselha-se realizar as experiências fornecidas no livro. Essas experiências foram criadas inicialmente para o curso presencial de IPv6, realizado pelo NIC.br, e foram aprimoradas ao longo dos anos. Hoje o resultado deste esforço é apresentado nesta obra de 399 páginas.

 

“A equipe do IPv6.br – o projeto de disseminação do IPv6 do NIC.br– foi quem preparou e aperfeiçoou estes experimentos. Tais experimentos tem sido empregados, com muito sucesso, nos cursos de formação do NIC.br. Centenas de alunos e de profissionais já seguiram estes mesmos roteiros. Eles comprovadamente ajudam a entender a forma como o IPv6 funciona, como se diferencia do protocolo IPv4, e como realizar configurações na prática em uma série de situações. Os experimentos proporcionam uma excelente base prática, que o ajudará muito no seu dia a dia.” Tereza Cristina Melo De Brito Carvalho – Profa. Associada da Escola Politécnica da USP

 

BAIXE O LIVRO NO LINK ABAIXO:

PDF Livro – Laboratório de IPV6


CONTEÚDO

Funcionalidades básicas
NDP: Neighbor Solicitation e Neighbor Advertisement
NDP: Router Solicitation
NDP: Router Advertisement
NDP: detecção de endereços duplicados
SLAAC: Router Advertisement utilizando Quagga
SLAAC: Router Advertisement utilizando radvd
DHCPv6 stateful
DHCPv6 stateless
DHCPv6 Prefix Delegation
Path MTU Discovery

Serviços
DNS: consultas DNS
DNS: servidor autoritativo
HTTP: novas páginas no Apache
HTTP: páginas existentes no Apache
HTTP: novas páginas no Nginx
Proxy Web direto
Proxy Web reverso
Samba

Segurança
Ataque DoS ao NDP
Firewall stateful
IPsec: Transporte
IPsec: Túnel
Técnicas de transição
Túnel 6in4
Túnel GRE
Dual Stack Lite (DS-Lite): implantação
6rd: configuração de relay e CPE (/64)
6rd: configuração de CPE (/56)
NAT64: implantação utilizando TAYGA
464XLAT

Roteamento
OSPFv3: configuração de uma única área
BGP

 

Link abaixo com Tutorial ao Livro – Laboratório de IPv6 no Canal do Nic.br no Youtube

 

 

MAIORES INFORMAÇÕES

Clique no site abaixo e acesse o site do NIC.br e saiba como solicitar os exemplares para sua instituição de ensino: http://ipv6.br/pagina/livro-ipv6/

 

Fique por dentro de todas novidades que envolvem o mercado Telecom. Siga a MHemann nas Redes Sociais e fique sempre atendo no nosso Blog.