Muitas pessoas já devem ter sentido a queda na velocidade de sua internet nos últimos dias. E a explicação é inesperada aos usuários finais de banda larga no Brasil. Vários provedores de internet brasileiros estão registrando quedas consideráveis na velocidade de suas redes e, principalmente, nas suas conexões com o exterior.

Saiba porque o problema ocorreu!

 

IRMA E MARIA

As interconexões para a realização de troca de dados na internet entre continentes acontecem de diferentes maneiras. Mas uma das mais eficientes sem dúvidas são os cabos submarinos.

No caso da América do Sul, uma das nossas principais rotas por onde passam os cabos submarinos está na região do Caribe, passando por ilhas como Porto Rico e Saint Croix, regiões devastadas pelas passagens recentes dos Furacões Irma e Maria.

 

MANUTENÇÃO DOS CABOS

Você deve estar se perguntando porque o serviço só foi afetado agora, certo? Para profissionais e especialistas do mercado a chave do problema está na manutenção humana que é demandada.

Mesmo que os cabos submarinos sejam desenvolvidos para suportar qualquer tipo de ventos ou tempestades e ainda assim manterem pleno funcionamento, eles necessitam de procedimentos em seus Pops e nas land stations, realizados apenas por intervenção humana.

Mesmo dias depois da passagem dos Furacões na região, as localidades ainda estão devastadas. Várias ilhas foram evacuadas e ainda não houve a retomada dos serviços dentro da normalidade, o que tem atrasado a manutenção dos sistemas.

A Telecom Itália Sparkle teve uma das redes mais afetadas com a passagem do Irma e posteriormente o Maria pela ilha de Saint Croix. Neste local estão os Pops da Sparkle. De lá a rede passa por Fortaleza e chega ao Pop no Rio de Janeiro.

Para Uesley Correa, analista de telecomunicações, a estimativa está entre 60% a 70% de perda de pacotes de quem sai do Rio de Janeiro pela rede da Sparkle.  A empresa confirma que precisou tomar medidas devido ao furacão Maria.

” O furacão Maria, de categoria 5, impactou Porto Rico causando severos danos e enchentes na ilha. Tivemos que ‘desenergizar’ nosso nó na estação para evitar danos mais sérios aos equipamentos. Essa situação provocou a saturação de nosso tráfego IP que afeta nossa rota internacional em direção ao Brasil”, informou a empresa. Também a Highwinds, que revende capacidade do Sparkle, confirmou o problema.

 

FONTE: Telesintese

ENTENDA MAIS SOBRE OS CABOS SUBMARINOS

PORQUE OS CABOS SUBMARINOS SÃO IMPORTANTES?

Dados de Informações transmitidas via internet, em sua grande maioria passam por cabos submarinos. Um exemplo são as informações enviadas do computador ou pelo smartphone via internet e que são transmitidas via modem.

Do modem as informações vão para o seu provedor de internet, e posteriormente entram na rede de conexões, que por sua vez, leva estes dados até o backbone. Estes backbones são como uma “espinha-dorsal” da internet, eles correspondem a rede de cabos de internet.

Todo esse caminho do seu envio de dados leva segundos para que a entrega seja realizada aos destinatários. Existem outras maneiras de transmissão de dados, como a transmissão via satélite.

 

Cabo Entre Brasil e Estados Unidos

Cabo Entre Brasil e Estados Unidos

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/07/cabo-submarino-seabras-1-que-liga-brasil-aos-estados-unidos-sera-lancado-em-setembro/

CaboTannat2

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/08/cabo-submarino-tannat/

Cabo Angola Brasil

Cabo Angola Brasil

https://www.engenheiromarcos.com.br/2017/08/sacs-cabo-submarino-ligando-brasil-e-angola-comeca-ser-implantado/