Começa a cobrança pelo uso pelo PPT São Paulo. O Núcleo de informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) informou através de nota que o objetivo é “o ressarcimento de partes de seus gastos operacionais no PTTMetro”, ou IX.br como também é chamado.

 

MODELO DE COBRANÇA

A cobrança pelo uso do principal ponto de troca de tráfego de internet brasileiro será através de um valor mensal pelo tipo de porta – 1G, 10G, 100G. Por exemplo, a porta de 1G ter o valor de R$ 115,00.

Os valores a serem pagos pelos AS participantes serão contabilizados no último dia de cada mês, gerando uma fatura ou abrindo outros meios de pagamento que estarão disponíveis até o dia 5 do mês subsequente. Os pagamentos terão um prazo para ser efetuado até todo o dia 15 de cada mês.

No portal do IX.br na área do participante, há uma consulta da relação de recursos utilizados pelo AS (Sistema Autônomo) no mês de junho, com fechamento em 30/06, além de conter também os valores correspondentes. Mas o NIC.br avisa que se trata de uma simulação com os dados atuais da base, e não um processo de cobrança propriamente dito.

O primeiro período de cobrança efetiva foi fechado no dia 31/7/2017.

 

MAIORES INFORMAÇÕES

Caso exista alguma divergência nos dados e informações disponíveis no Portal, é possível a abertura de um chamado (ticket) junto ao IX.br solicitando as correções.

– Hangout

Haverá também um hangout às 15h de quinta, 3/8, para esclarecimentos no canal do NIC.br no YouTube: (www.youtube.com/NICbrvideos).

social-network

“O NIC.br esclarece que continua e continuará investindo nos Internet Exchanges (Pontos de Troca de Tráfego – PTT) com a aquisição a suas expensas de equipamentos e contratação dos serviços necessários à manutenção e ampliação dos PTTs das localidades atuais, assim como na implantação de eventuais novos PTTs.”

 

FONTES: NIC.BR

LEIA TAMBÉM:

PTT São Paulo Alcança Pico de 27 PTTs

PicoPTT
Investimentos em PTTs no Brasil

PTTSM