Novo Backbone será implantado em novembro e deverá cobrir 22 cidades no Estado de Minas Gerais, chegando a atender 60% do tráfego dos provedores da região. Melhorar a experiência dos clientes finais é o principal interesse dos provedores em relação ao projeto.

A Rede é baseada em roteadores de alta capacidade (1 Terabit por segundo) e entrega serviços em IP MPLS. A sua capacidade é de 12,4 Tbps, mas vai ser implementado com 1,16 Tbps.

O investimento para o backbone está em torno de R$ 15 milhões na implantação. O projeto pertence a Cemig Telecom e atende uma demanda regional dos provedores que necessitam de melhores tempos de respostas no acesso do usuário, ou melhor dizendo, o tempo de latência na rede.

“Hoje, a latência é a moeda da vez, pois todo mundo quer consumir vídeo e os jovens querem jogar online”, disse o diretor de operações e comercial, Fábio Abreu. Em testes de campo o backbone já conseguiu reduzir o tempo de latência de dois dígitos para um.

No caso de um provedor de São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas, já conectado à nova rede, o tempo de latência, de acordo com dados apresentados por Abreu, caiu de 23 milissegundos para oito milissegundos.

Novo-Backbone-da-CemigTelecom-Topologia

 

O backbone de alto desempenho, foi apresentado durante o Encontro de Provedores Regionais realizado em Belo Horizonte.

Em 2015/2016 a empresa realizou outro projeto neste sentido, os investimentos foram direcionados para conectar a empresa ao PTT de São Paulo por duas rotas: Belo Horizonte/Juiz Fora/Rio de Janeiro/Cotia e Belo Horizonte/Pouso Alegre/Cotia.

 

Fonte: Telesintese