Iniciam nesta terça-feira (18/07) as inscrições para as mil vagas do Programa Nacional de Formação de Agentes de Inclusão Digital (Pnaid). Para participar do Programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) as unidades escolhidas podem realizar a inscrição de um monitor bolsista através do edital no site do Ministério.

Para Jean Marc Mutzig, Coordenador de Formação do Departamento de Inclusão Digital, “O Pnaid contribuirá para a universalização da cultura digital no país por meio de fomento à formação de profissionais nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)”.

 

O QUE É UM TELECENTRO?telecentro_inclusc3a3o_digital

São espaços equipados com computadores e acesso à Internet, são abertos à comunidade onde podem ser desenvolvidas atividades de inclusão digital, por exemplo, cursos e oficinas.

O objetivo do telecentro é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades de inclusão digital aos cidadãos. Os telecentros foram instalados por meio de parcerias entre ministérios, prefeituras e entidades da sociedade civil.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA?

A formação do agente acontece por educação à distância, dessa maneira não perde-se a continuidade na ajuda aos usuários do telecentro durante esta qualificação. Podem participar monitores bolsistas dos telecentros estaduais, municipais e de iniciativas privadas. As inscrições iniciam nesta terça-feira (18 de julho) e vão até o dia 18 de agosto. Os resultados devem ser divulgados no dia 18 de setembro.

QUAL O OBJETIVO DO Pnaid?

O foco é a revitalização de telecentros e reforçar as políticas de inclusão digital. A prioridade são unidades localizadas em áreas de difícil acesso ou comunidades em situação de vulnerabilidade social. Serão 5 regiões do Brasil que vão receber as mil vagas:

Nordeste – 400 / Norte – 200 / Sudeste – 200 / Sul – 100 / Centro-Oeste – 100

 

A Coordenação de Formação do MCTIC esclarecerá eventuais dúvidas sobre o edital pelo e-mail [email protected]

 

Fonte: assessoria de imprensa MCTIC