O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD) da Telebras, realizou transmissão óptica numa distância de 444Km sem repetição. O resultado é o novo recorde conquistado pela Gerência de Tecnologias Ópticas do CPqD.

No teste foram utilizados 24 canais ópticos que chegaram aos impressionantes 400Gb/s em 444Km de distância de enlace sem repetição. O resultado é um avanço tecnológico para a implantação de redes ópticas em áreas de acesso remoto, pois viabiliza alcance, velocidade e qualidade de sinal.

Para Andrea Chiuchiarelli, pesquisador do projeto, a troca de tecnologias e estudos entre CPqD e Agentes parceiros, é que torna o avanço possível. Mecanismos como o algoritmo de otimização do mapa de amplificação e os amplificadores ópticos com bombeio remoto (ROPAs), auxiliaram para superar a marca anterior de 400Km de alcance (2016).

Outro fator importante foi o uso de equipamentos como os 2 lasers Raman de alta potência (3,5W), que permitiram incrementar a eficiência de bombeio dos amplificadores remotos. As fibras utilizadas foram de área larga, que tem o coeficiente de atenuação menor e diminuem as interações não lineares entre os canais, o que permite estender o alcance do enlace óptico sem repetição.

Os resultados completos desta pesquisa serão apresentados no ECOC – European Conference On Optical Communication, que acontece em Gotemburgo -Suécia, entre os dias 17 e 21 de setembro.

 

FONTE: CPqD