O cabo submarino Seabras-1, que irá conectar São Paulo a Nova York deve entrar em operações em agosto de 2017. A operadora de cabos submarinos Seaborn Networks anunciou neste mês de julho, a conclusão da última emenda em Praia Grande/SP. Outro anuncio importante foi que o sistema deve entrar em operação já no próximo mês.

O custo total durante os 5 anos de trabalho é de aproximadamente US$ 520 milhões para todo financiamento do projeto. O sistema possui 10.800 km de extensão com 125 repetidores, 6 pares de Fibra Óptica, 72 Tbps de capacidade de transporte e várias ramificações, como Virginia Beach, Miami, St. Croix, Fortaleza, Rio de Janeiro e na região sul.

A Seaborn deve operar o Seabras-1 através de seus escritórios no Brasil e nos Estados Unidos, além dos centros de operações de rede em New Jersey e Massachusetts.

Cabo brasil EUA

Cabo Submarino Seabras – 1

Lançamento

Embora o sistema comece a operar em agosto, a Seaborn informou que a cerimônia de lançamento está marcada para o dia 13 de setembro em Nova York.

 

Cabo ARBR

Outro projeto que está ligado ao Seabras-1 é o sistema ARBR. Uma estrutura que conectará Praia Grande/SP à cidade argentina de Las Toninas, interligando a rota até os Estados Unidos para a capital argentina Buenos Aires.

A infraestrutura é uma parceria com o fundo de investimentos do Grupo Werthein. Este cabo terá um sistema de 4 pares de fibra com capacidade de 48 Tbps inicialmente e deve ser concluído no segundo semestre de 2018.

Cabo ARBR

Cabo ARBR

 

PORQUE OS CABOS SUBMARINOS SÃO IMPORTANTES?

Dados de Informações transmitidas via internet, em sua grande maioria passam por cabos submarinos. Um exemplo são as informações enviadas do computador ou pelo smartphone via internet e que são transmitidas via modem.

Do modem as informações vão para o seu provedor de internet, e posteriormente entram na rede de conexões, que por sua vez, leva estes dados até o backbone. Estes backbones são como uma “espinha-dorsal” da internet, eles correspondem a rede de cabos de internet.

Todo esse caminho do seu envio de dados leva segundos para que a entrega seja realizada aos destinatários. Existem outras maneiras de transmissão de dados, como a transmissão via satélite.

 

O Brasil possui conexão com outros cabos submarinos?

Sim. Atualmente existem 7 cabos em operação e pelo menos outros 9 em construção. No mundo todo são mais de 300 cabos submarinos, somando mais de 800 mil km.

 

Você já viu o mapa de Cabos Submarinos por todo o mundo?

SUBMARINE CLABLE MAPS

mapacabossubmarinos

 

FONTE: Convergecom, Gazeta do Povo, Olhar Digital