Provedores Regionais tem melhor índice crescimento de mercado

Segundo dados divulgados na última terça-feira (18/07) pela Anatel, o mercado de Banda Larga brasileiro aumentou sua base de acessos por cinco meses seguidos até o mês de maio. O número de acessos chegou a 27,469 milhões em maio, avançando 0,60% no comparativo mensal, e 5,49% de crescimento no comparativo anual.

Entre os grupos de empresas do setor, o crescimento individual foi liderado pelos provedores regionais. Os ISPs tiveram 3,54% de crescimento individual no mês, representados por 115,9 mil adições e 34,21% de suba no ano. Enquanto isso, entre as grandes operadoras quem teve o maior crescimento individual foi a TIM, subindo 2,96% no mês, seguida pela Sky 1,77% de aumento e Vivo com 0,37% de suba nas assinaturas no mês de maio.

QUANTO REPRESENTAM OS PROVEDORES NO MERCADO DE BANDA LARGA?

Ao todo, os Provedores com até 50 mil clientes são responsáveis por atender cerca de 12 % do mercado de banda larga nacional, e juntos somam mais de 3,3 milhões de assinantes.

Outro fator que favorece os Provedores Regionais é o atendimento qualificado. Ainda no mês de junho a Anatel divulgou os resultados da sua pesquisa de satisfação do usuário, onde os ISPs obtiveram destaque pela proximidade com os clientes e mais rápida resolução de problemas do usuário. Os cuidados mais personalizados com sua carteira de clientes, a relação mais próxima com seus colaboradores e a qualificação dos mesmos tem feito a diferença para o aumento de assinantes dos provedores de menor porte.

SCMshareTech

FIBRA ÓPTICA

Os modelos de transmissão também tiveram destaque no estudo e quem lidera o crescimento entre as tecnologias é a Fibra Óptica. O crescimento do uso de Fibra foi de 8,03% no mês e 55,08 ao ano.

HFC e CABO

O uso de HFC (cabos coaxiais e de fibra óptica – linha bidirecional) apresentou um crescimento de 5,95% ao mês. O uso de cabo mesmo sendo o menor, apresentou crescimento de 0,08%.

SATÉLITE

A Banda Larga via satélite cresceu 3,70% no mês e 7,46%, sua base é bastante estável e continua sendo a xDSL. Apenar de não ter crescimento expressivo na pesquisa, o xDSL permanece como meio mais utilizado.

 

AUMENTO DA VELOCIDADE

Através da segmentação de faixas que a Anatel usa para segmentar o mercado é possível saber o aumento de velocidade separadamente. As faixas de maiores velocidades vêm crescendo devida as melhorias das arquiteturas de redes locais de banda larga com uso de fibra.

SCMevoVelo

 

Faixas entre:

– Acima de 34 Mbps – 3,09% de crescimento
– 12Mbps a 34 Mbps – 2,06% de crescimento

– 2 Mbps a 12 Mbps – 0,57% de crescimento

– 512 Kbps até 2 Mbps – 1,42% de queda

– Até 512 Kbps – 4,50% de queda

 

Fonte: Anatel, Convergecom, CanalTech, telesintese