FINEP VAI LANÇAR UMA LINHA PARA FINANCIAR EQUIPAMENTOS DE TELECOM DE TECNOLOGIA NACIONAL COM RECURSOS DO FUNTTEL

Foi anunciada uma nova linha de financiamento que beneficia provedores regionais para compra de equipamentos de telecom. A confirmação foi realizada pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) no dia 1º de Junho, durante a Abrint 2017. O lançamento oficial do programa será no dia 19 de junho, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e vem para aquecer os investimentos de rede e expansão de serviço dos provedores regionais. As empresas interessadas poderão realizar cadastro no site do Finep (http://www.finep.gov.br/). Mas só poderão apresentar os projetos depois do lançamento oficial da linha, disse a Gerente de Departamento de TICs e Economia Criativa da Diretoria de Inovação do Finep, Joana Meirelles.

 

E como vai funcionar?

Segundo o Diretor de Inovação do Finep, Marcio Girão, a linha de crédito vai receber projetos a partir de R$ 500 mil, desde que envolva equipamentos de telecom certificados e de tecnologia nacional. Os projetos podem ter até 80% do valor total financiados, ao custo de TR mais 7% ao ano, com um ano de carência e mais 24 meses para amortização do valor financiado.

girao_abrint

Em seu discurso, ele falou sobre a importância estratégica dos investimentos em conectividade. “A banda larga talvez seja o investimento decisivo para o futuro do País. A inovação nesse segmento não pode ser adiada, porque o mundo não espera por nós”, alertou Girão.

Os equipamentos só poderão ser comprados dos fabricantes que estão incluídos na portaria 950, do MCTIC, criada em 2006, em apoio à tecnologia nacional. A ideia é que a taxa de juros fique em torno de 7%. Infelizmente a determinação trás a exclusão de alguns equipamentos da linha, entre eles a fibra óptica, que foi determinada pelo valor mínimo a ser adquirido, segundo explicou o executivo da Finep.

 

De onde vem o recurso?

A linha irá utilizar valores do Fundo Nacional para Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), que tem cerca de R$ 630 Milhões disponíveis para projetos, que serão utilizados nos próximos 3 anos.
Fontes: Abranet, Finep, Abrint, Ponto ISP