Dentro do seu projeto em desenvolvimento Veredas Novas, a Rede Nacional de Pesquisas (RPN) irá construir nove novas redes metropolitanas para interligar as instituições públicas nas cidades, Senhor do Bonfim (BA), Codó (MA), Imperatriz (MA), Pinheiro (MA), Dourado (MS), Caicó (RN), Ponta Grossa (PR), Londrina (PR) e Mossoró (RN). A provedora de internet e serviço de valor agregado e da comunidade acadêmica brasileira lançarão uma RFI para saber quais operadoras se interessam em participar do projeto, se têm atuação local ou conhecimento da região.

Segundo Eduardo Grizendi, diretor de Engenharia e Operações da RNP, o objetivo da RFI é conseguir parceiros para levar à frente o projeto, o que oportuniza mercado para provedores regionais. “Há várias formas de desenvolver a parceria. A empresa pode fazer a obra de infraestrutura e nós colocamos o cabo e, depois, o parceiro fica com uma parte da capacidade. Outra modalidade é dividir o projeto e cada um faz uma parte”, observou.

Os provedores regionais interessados em participar do projeto devem se cadastrar e responder a perguntas sobre sua experiência com a cidade e a população onde será construída a rede metropolitana de alta velocidade.

Veja Também:

Empresa argentina testa utilização de balões como parte de redes 4G

Pequenos provedores de internet crescem cerca de 100% em acessos habilitados entre 2013 e 2016

Comitê exclusivo para pequenos provedores de internet será criado pela Anatel