Após suspensão do atendimento a upgrades e novos projetos por parte da Eletrobrás no Pará, regiões como a de Altamira enfrentam dificuldades para expandir a oferta do serviço de banda larga. Diante da situação de precariedade, provedores regionais e políticos do estado iniciaram um movimento conjunto a fim de pressionar as autoridades do governo federal por melhorias.

Em encontro recente com o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o Deputado Estadual Gesmar Rosa da Costa (PSD/PA) apresentou os problemas que prejudicam o fornecimento do serviço de banda larga na região e fez um abaixo-assinado que será enviado ao ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

Uma das possíveis soluções apontadas no debate é a expansão do serviço por meio da Telebrás, empresa que mantém acordo de uso da rede de fibra da Eletronorte e parceria com demais elétricas do Sistema Eletrobrás.

Segundos os provedores regionais, como a Eletronorte ainda é a única operadora com capacidade para comercializar link nessa região do Pará, a qualidade do serviço pode melhorar através do fornecimento indireto pela Telebrás.

Veja também:

Banda larga fixa cresce em fevereiro e provedores regionais ganham espaço no mercado

RNP busca parcerias com provedores regionais para construção de novas redes metropolitanas

Empresa argentina testa utilização de balões como parte de redes 4G