A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou, em coletiva de imprensa, que o desligamento do sinal da televisão analógica na cidade de São Paulo está mantido para o dia 29 de março de 2017. Isso quer dizer que dentro de pouco mais de um mês os televisores mais antigos deixarão de transmitir os canais da televisão aberta, como: SBT, Band, Globo entre outros.
 
Para que evitar maiores contratempos, kits de conversores digitais estão sendo distribuídos para a população carente inscrita nos projetos sociais do governo. Cerca de 1,8 milhão de pessoas ainda estão esperando receber o aparelho, o que deve ocorrer até a data estipulada, conforme a Anatel.
 
O desligamento do sinal analógico segue um cronograma definido pelo governo federal e pela Anatel. Veja aqui a previsão do desligamento em sua região.
 
De acordo com o Ministério das Comunicações, é necessário que o sinal digital tenha, no mínimo, 93% de penetração nos domicílios do município aptos a captar o sinal de TV digital no momento do desligamento.
 
Com a transição, que está sendo aguardada especialmente pelas operadoras, a frequência de 700 MHz será liberada para o 4G. No Brasil, as redes móveis de quarta geração usam atualmente as faixas de 1.800 MHz e 2.600 MHz.
Veja também: