O único serviço de telecom a apresentar crescimento em 2016 foi a banda larga fixa. Um crescimento total de 4,33% no serviço de transmissão de dados. Amapá, Maranhão e Rondônia tiveram um crescimento superior a 10%.

A tecnologia DSL continua sendo a mais usada pelos brasileiros, com 13,38 milhões de usuários, em segundo lugar vem pelo cabo, 8,58 milhões, e a fibra ótica com 1,73 milhões. Porém, em 2016, a fibra foi que teve o maior crescimento, 33,61%.

Telefonia Móvel

A telefonia móvel foi o serviço de telecom que teve a maior queda no ano passado, uma redução de 5,33% linhas. Nos estados das regiões Norte e Nordeste foi onde apresentou a maior queda.

Porém o serviço pós-pago registrou um grande crescimento na base, chegando a quase um terço dos acessos, em contrapartida, o pré-pago presentou uma queda de 3,11%, só no mês de novembro, com um acumulado de menos 10,75% no ano.

O 4G registrou crescimento de 136,20% ano passado. Só no mês de dezembro o crescimento foi de 7,13%.

TV paga

Em 2016, a TV por assinatura teve uma redução da base 1,63%. Piauí, Sergipe e Pará foram os estados com os maiores crescimentos e as maiores quedas registradas foram nos estados de Pernambuco, Amapá e Rondônia.    

Telefonia Fixa

As linhas fixas mantiveram a tendência de queda registrada em outros anos. As autorizadas registraram diminuição de 6,30%. E as concessionárias menos 2,74%.

Veja Também: 

Dispositivos IoT: uma porta aberta para ataques DDoS

Relatório da Anatel indica queda nas reclamações dos serviços de telecom no fim de 2016

Banda larga fixa teve um aumento de mais de 61 mil novos assinantes entre setembro e outubro