O grupo Anonymous vem popularizando um termo que era pouco conhecido até o início dos anos 2000: o hacktivismo. Essa denominação diz respeito a uma forma de protesto contra governos e empresas, com a intenção de promover a liberdade política, os direitos humanos e a ética, entre outros ideais.

O grande objetivo do hacktivismo é contestar uma causa e gerar impacto, e não apenas invadir e derrubar sites, como muitos pensam. Através de ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS), promovem o envio de um grande número de requisições ao servidor do alvo, congestionando o tráfego e tirando do ar o serviço por tempo indeterminado.

Essa é uma prática perigosa, por não se saber quando ou o porquê do ataque. Assim, é fundamental que as empresas invistam em soluções de segurança especializadas contra os  ataques de DDoS.

Thiago Ayub, CTO da UPX Tecnologies, explica que “Com a popularização do hacktivismo como forma de protesto, sem sinais e aviso prévio, qualquer rede pode ser vítima de um ataque DDoS. Para aquelas empresa que não podem arcar com o risco de ficar prolongadamente offline, uma proteção permanente conta este tipo de ataque se faz necessária.”