Os provedores de acesso à internet mais comuns no país (45% deles) mantém operações razoavelmente pequenas, atuando no máximo em três cidades. Já as grandes empresas, presentes em mais de 10 municípios, são 22% do mercado. E como traço marcante, 78% dos provedores utilizam somente infraestrutura própria para prestar o serviço.

A presença dos provedores está diretamente ligada à densidade populacional. Assim, 43% das empresas atuam no Sudeste, 31% no Sul, 21% no Nordeste, 15% no Centro-Oeste e 9% no Norte – segundo o Cetic.br, o principal destaque aí é que desde 2011 o maior crescimento foi no Sul, que avançou oito pontos percentuais.

Sobre as velocidades de conexão, as mais ofertadas estão na faixa de 1Mbps a 10 Mbps – serviço oferecido por 94% das empresas. Somente 9% dos provedores oferecem velocidades entre 100 Mbps e 1 Gbps aos seus clientes, enquanto 89% deles ofertam conexão de 128 Kbps a 1 Mbps. As empresas que ofertam as velocidades mais baixas concentram-se na região Norte onde 95% dos provedores oferecem velocidades de 128 Kbps a 1 Mbps.

Ainda segundo a pesquisa, a GVT é a principal fornecedora de link de internet, atendendo a 23% dos provedores, seguida pela Oi, com 18%. Embratel (14%), Algar/CTBC (12%) e Intelig (6%) também foram citadas. A TIC provedores também perguntou a qual entidade representativa os provedores são associados. A Abrint aparece com 22%, seguida pela Abranet (14%), Abramulti (12%), Anid (10%), Internet Sul (6%), Global Info e Rede Telesul (2% cada) e Abrappit (1%).

O CETIC.br é um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br).

Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/