Dados do estudo serão divulgados na Conferência Regional Abranet Sul, que se realiza em setembro, em Curitiba.

A Associação Brasileira de Internet (Abranet) vai apresentar resultados inéditos sobre as empresas de Internet da Região Sul do Brasil na Conferência Abranet Regional Sul, que será realizada nos dias 1 e 2 de setembro, em Curitiba (PR). As inscrições já estão abertas. A Conferência vai tratar da Cadeia de Valor Entre Provedores de Internet e Oportunidades e Desafios das Empresas, abordando assuntos que interessam hoje para o segmento. O evento destina-se a empresas da Internet, profissionais liberais, estudantes, consumidores e acadêmicos. Com essa Conferência queremos conectar melhor o panorama nacional ao regional, destaca Eduardo Parajo, presidente da Abranet.

A pesquisa, feita em âmbito nacional com parceria com o Sindicato das Empresas de Internet do Estado de São Paulo (Seinesp), trouxe um conjunto de dados que revela as características e particularidades do segmento, tratando de assuntos como faturamento, empregabilidade, massa salarial e arrecadação de tributos, dentre outros.

Nos dois dias de evento, haverá ainda palestras de especialistas, apresentação de cases de sucesso e uma exposição de novas tecnologias em equipamentos, serviços e soluções, rodadas de negócios e networking. A programação foi dividida em quatro módulos temáticos: Economia e Dimensões da Internet dos Estados da Região Sul e a Visão do Governo sobre o Segmento; Aspectos Jurídicos e o Marco Civil da Internet; Aspectos Regulatórios na Visão dos Órgãos Regulatórios; Inovação, Startups, Cidades Inteligentes e Internet das Coisas.

Gilberto Luiz do Amaral, presidente do Conselho Superior e Coordenador de Estudos do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), vai apresentar os resultados da pesquisa A cadeia produtiva da Internet no Brasil  Região Sul. O tema será debatido por Eduardo Parajo, da Abranet, Alfredo Heinz, presidente da InternetSul, Carlos Bernardi, presidente do Seinesp, Alfredo José Heinz, presidente da Internet Sul, e Demi Getschko, diretor Presidente do NIC.br.

A Conferência terá a participação de Luanna Sant Anna Roncaratt, diretora do Departamento de Políticas e Programas Setoriais em Tecnologias da Informação e Comunicação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que vai falar sobre a Importância do desenvolvimento da Internet para o desenvolvimento das TICs no Brasil, tema que será debatido por Carlos Manuel Baigorri, superintendente de Competição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e por Eduardo Parajo. Para o presidente da Abranet, este é um assunto fundamental para na pauta econômica brasileira. Temos como exemplo os Estados Unidos, que alavancaram sua economia com o desenvolvimento da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e a Internet comercial. No Brasil ainda não temos a clareza necessária quanto ao potencial que essas áreas têm para impactar o nosso PIB, destaca.

Além de participar do painel de abertura, Demi Getschko, do NIC.br, vai falar sobre como a regulamentação do Marco Civil poderá impactar as operações de Internet. Outro tema de interesse das empresas do setor são as providências a serem tomadas quando recebem notificação da justiça ou da polícia para fornecimento de dados, assunto que será abordado por Carol Conway, do Conselho de Estudos Jurídicos da Abranet.

A multiplicação dos ataques DDoS no Brasil é outro assunto que preocupa o segmento. Miriam Von Zuben, Analista Sênior de Segurança do CERT.br / NIC.br, vai apresentar na Conferência diversas sugestões para as empresas se protegerem desses ataques. Tema de interesse atual é a implementação do IPv6. Antônio Moreiras, gerente da área de projetos do NIC.br, vai discutir o impacto da medida para os pequenos provedores e nas operações de Internet.

As Relações com os usuários – a visão da Anatel e de órgãos de defesa do consumidor será tema de outra palestra, a ser apresentada por um representante da Superintendência de Relações com os Consumidores da Anatel, outro da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Flávia Lefèvre Guimarães, da Proteste, e Edmundo Matarazzo, consultor da Matarazzo & Associados.

Estarão presentes as seguintes empresas: Aligera, Bluecom, CGI/Nic.br, ChinaTelecom, Comba, Gerencianet, IBQP, Icann, iCities, InternetSul, Solintel, Wifi Max e Wztech.

Serviço:

Conferência Abranet Regional Sul: “A Cadeia de Valor entre Provedores de Internet e as Oportunidades e Desafios das Empresas”.

Quando:

1 e 2 de setembro de 2015.

Local:

Centro de Eventos FIEP – Curitiba.
Endereço: Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico.

Mais informações e inscrições: http://www.conferenciaregionalabranet.eventize.com.br/