A Ubiquiti lançou o radio ponto a ponto chamado airFiber prometendo o seguinte caracteristicas gerais

– Alcance  de mais de 13Km

– Throughput agregado ( não full duplex) de mais de 1,4Gbps.

– Preço nos EUA US$ 2999,00 ( cerca de R$ 5400) O PAR!!!!!

– Trabalha na faixa de 24GHz  de radiação restrita, isto é não precisa licenciar na ANATEL

– PoE, porta ethernet  Giga

– Antenas acopladas e inclusas

Numa primeira instancia nos parece um ótimo equipamento que com a combinação baixo preço, alta capacidade e utilização de freqüência não licenciada, isto é não precisa ser registrado na ANATEL, é só instalar e usar, acredito que este equipamento vai ser muito utilizado por nós.

Pelo site do fabricante podemos colocar pre-orders isto é ainda não esta disponível para venda, mas deve ser comercializado em breve.

A faixa de 24,05 a 24,25 aqui no Brasil esta destinada no PDFF ( plano de destinação de faixas de freqüências ) da ANATEL, ao uso radiação restrita regulamentada pela resolução 506/2008, assim como as faixas de 900 MHz, 2,4 e 5,8GHz e pode ser utilizada sem o licenciamento da frequencia.

Lembramos que o licenciamento é exigido em algumas condições, por exemplo quando este radio se conecta a fibra, ai temos que licenciar uma estação 45 neste ponto.

Claro que temos que esperar este equipamento ser homologado pela ANATEL, o que vai exigir algumas providencias pois o radio trabalha em dois canais de 100MHz de largura cada, em 24,1 e 24,2 GHz, o que deverá ser compatibilizado com a faixa autorizada de 24,05 a 24,25 GHz.