O Dr. Paulo Marin ( www.paulomarin.com) especialista em redes, acaba de publicar seu novo livro técnico sobre infraestrutura para data centers. Esse livro, cujo título é “Data Centers – Desvendando cada passo: conceitos, projeto, infraestrutura física e eficiência energética”, desenvolvido para engenheiros, técnicos, gerentes de TI, administradores de redes e instaladores que trabalham ou desejam trabalhar com  projeto, instalação e avaliação de infraestruturas físicas de data centers,  esta publicação amplamente ilustrada com estudos de casos e exemplos de dimensionamentos que cobrem os sistemas elétricos, sistemas de climatização, cabeamento estruturado, sistemas de segurança e proteção contra incêndio e comissionamento de sites de missão crítica é a referência ideal.

 

Os conceitos de disponibilidade, confiabilidade e redundância são apresentados e discutidos de forma ampla com base em normas técnicas aplicáveis. Aspectos de normalização para data centers são discutidos e referências à normas ABNT NBR, ISO, IEC, ANSI, BICSI, TIA, The Uptime Institute, entre outras são citadas sempre que necessário.  A obra cobre a ocupação dos espaços dentro de um data center que é uma de suas questões mais críticas e um capítulo dedicado ao seu planejamento apresenta quais são, como são e como se relacionam em um data center típico. O livro apresenta as certificações de data centers com base na norma do The Uptime Institute e práticas da TÜV Rheinland.

 

São também cobertos aqui aspectos construtivos da edificação, pisos elevados, carga de piso,  aterramento entre outros temas.

 

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas em

 http://www.erica.com.br/buscafinal.asp?cod=3660