Introdução

Uma característica básica e ao mesmo tempo importante do tempo é que ele sempre avança. O tempo não para e não volta para trás. Vários programas de computador fazem uso dessa característica e podem ter seu funcionamento comprometido se o relógio do computador inesperadamente passar a indicar um horário errado, especialmente se for um horário no passado. Isso se complica ainda mais na Internet, com vários computadores trocando informações entre si!

Infelizmente os relógios dos computadores são imprecisos e se adiantam ou se atrasam com o passar do tempo. É muito fácil também trocar seu horário para o passado ou para o futuro, mesmo acidentalmente.

O NTP é um protocolo para sincronização dos relógios dos computadores, ou seja, ele define um jeito para um grupo de computadores conversar entre si e acertar seus relógios, baseados em alguma fonte precisa de tempo, como os relógios atômicos do Observatório Nacional, que definem a Hora Legal Brasileira.

Em sua versão mais completa, o NTP é bastante robusto e preciso. Ele consulta vários outros computadores para saber a hora certa, e consegue distinguir os que falam a verdade e os que estão enganados. Ele também aprende se o relógio de seu computador é viciado em adiantar-se ou atrasar-se e usa essa informação para ajustá-lo constantemente.

Com o NTP é fácil manter o relógio do computador sempre com a hora certa, com exatidão de alguns milésimos de segundo, e só há vantagens em se fazer isso!

O NTP.br através de seus servidores públicos ajuda a manter seu computador sincronizado com a Hora Legal Brasileira e com o Tempo Universal Coordenado (UTC). Siga as instruções do seu equipamento ou sistema operacional e utilize os servidores do NTP.br, ou consulte os próximos itens, para algumas configurações mais comuns.

Os servidores do NTP.br são os seguintes:

NomeEndereço
a.ntp.br200.160.0.8
b.ntp.br200.189.40.8
c.ntp.br200.192.232.8

 

Sincronização do Windows.

O Windows, desde a versão 2000, já traz consigo uma versão simplificada do NTP, o SNTP. A vantagem em utilizá-la é que não é necessário instalar nenhum outro software, basta realizar algumas configurações simples. A desvantagem é que ela não é muito exata, e seu computador pode ainda ficar adiantado ou atrasado alguns poucos segundos em relação à “hora certa”.

Então, na maior parte das vezes, pode ser vantajoso utilizar um programa especializado pra fazer isso. O mesmo software que é utilizado na maioria dos servidores NTP, escrito por David Mills, que é o “pai” desse protocolo, funciona em Windows! E pode-se utilizá-lo sem problemas, mesmo que você não precise que seu computador se transforme também em um servidor de tempo.

Basta baixar o software aqui e instalar (clique em NTP for Windows NT/2000/XP/2003/Vista e baixe a última versão disponível, quando este site foi escrito a última versão era [email protected]), configurando os servidores: a.ntp.brb.ntp.br e c.ntp.br. É necessário ter direitos de administrador no computador para fazer a instalação. A configuração recomendada pode ser vista à seguir, ela é um pouco diferente da gerada pelo instalador porque habilita as estatísticas e configura algumas restrições de acesso. É necessário substituir “Program Files” por “Arquivos de Programas” para Windows em português. O arquivo pode ser baixadoaqui.

# arquivo de "memoria" de escorregamento de frequencia
driftfile "C:\Program Files\NTP\etc\ntp.drift"

# habilita as estatisticas
enable stats
statsdir "C:\Program Files\NTP\etc\"
statistics loopstats peerstats clockstats

# servidores publicos do ntp.br
server a.ntp.br iburst
server b.ntp.br iburst
server c.ntp.br iburst

# aqui voce pode acrescentar outros servidores
# server outro-servidor.dominio.br iburst

# restricoes de acesso
restrict default kod notrap nomodify nopeer